Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Projeto "Cultive Arte"

por Marco Aurélio Santana

O Projeto Cultive Arte é a concretização da Arte em forma de expressão através do: Teatro (artes visuais), Música, Canto e Dança. São esses os quatro segmentos fomentados pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo e Cultura, a qual abrange os grupos dentro de suas dotações orçamentárias, além de todo suporte necessário para viabilizar tais atividades.

A atuação do Projeto é feita pelos grupos: Cia Municipal de Teatro Arte in Cena (teatro), Orquestra Jovem (música), Coral Jovem Monte Vêneto (canto), Invernadas do CTG Pousada dos Carreteiros (através do ensino das danças tradicionais).

Os ensaios são conduzidos por professores profissionais com especialização na área de atuação, que trabalham desde o comportamento e a convivência até o ensino da arte em especifico. Usam de uma metodologia criativa, que é a de cativar os alunos para que eles integrem o grupo de forma assídua e deixem sua contribuição com os demais componentes, pode-se dizer que cada um dos grupos, torna-se uma grande família, aprendendo e crescendo juntos.

Afim de buscar um momento culminante, onde se pudesse reunir os 4 grupos, no ano de 2017 surge o evento Cultive Arte, realizado no mês de Maio, dentro das festividades de aniversário do município. Um evento que busca agregar atrações para toda família, todas as idades e públicos, que reúne talentos locais, gastronomia, arte e cultura em toda sua essência. O Cultive Arte é o fechamento do valoroso trabalho realizado com esses grupos, é o momento de reunir e de expressar todo potencial artístico e cultural que é trabalhado durante todo o ano com esses jovens alunos.

CORAL JOVEM MONTE VÊNETO

 O Coral Jovem Monte Vêneto foi fundado em 2015, com o propósito de unir jovens e adultos cotiporanenses através da música, do canto e da expressão corporal. Possui como principal objetivo envolver os jovens em atividades sadias e construtivas, fazendo com que cultivem bons valores, a fim de que, no futuro, possam ser boas pessoas, bons profissionais e bons líderes.

Atualmente, o Coral Jovem Monte Vêneto conta com a participação de cerca de 20 cantores e possui uma vasta e diversificada coletânea de cantos que percorrem a música tradicional gauchesca, italiana, música popular brasileira, clássicos do rock nacional e internacional, música pop e muitas outras.

As apresentações do grupo são verdadeiros espetáculos, muito conhecidos por incluírem dança (através de coreografias) e encenações, fazendo com que o Coral Jovem Monte Vêneto seja intitulado como um Coro Cênico.

RQUESTRA JOVEM DE COTIPORÃ

A Orquestra Jovem de Cotiporã busca através da música, uma interação entre os mais diversos gostos e estilos musicais, reunindo integrantes de todas as idades, fazendo com que haja troca de conhecimento e cultura.

O objetivo dessa iniciativa é oferecer aos jovens a oportunidade de aprender a tocar um instrumento, despertar seus talentos e por consequência, desenvolver uma melhor cognição, orientação espacial, temporal e coletiva, tendo em vista que um instrumento complementa o outro e dá sintonia ao conjunto.

Anualmente a OJC inova o repertório para seu maior momento de prestígio, um Concerto que leva um tema diferenciado a cada edição, onde os componentes caracterizados, juntamente com convidados, transformam o Concerto num verdadeiro show musical.  

CIA TEATRAL ARTE IN CENA

Criada em 2009, com o intuito de incentivar jovens e adultos a desenvolverem sua expressividade e reflexão crítica da sociedade por meio da experiência teatral, a Cia Municipal de Teatro Arte In Cena, surgiu como fortalecimento do Grupo de Teatro Estudantil Mil Faces da Escola Estadual Professor Jacintho Silva, que atuava desde 1997 e contava com o apoio da Paróquia Nossa Senhora da Saúde.

Inúmeras performances fazem parte do repertório, assim como muitas peças, dentre elas: Tesouro de pano; O Cabaré; Alice no país das maravilhas; Romeu e Julieta; O Auto da Compadecida; Nas asas dos dragões, que é uma criação coletiva do Arte in Cena, paralela à construção do longa metragem: “Os Dragões”, do diretor Gustavo Spolidoro, gravado em 2018, cujo elenco principal foi totalmente formado pelos integrantes do grupo. Além deste, alguns de nossos artistas também atuaram nos filmes: O Morro do Céu; Os famosos e os duendes da morte; Os senhores da Guerra; O filme da minha vida e o documentário: Un baccio su Cristo il santo su pozzo.

DANÇAS TRADICIONALISTAS

As danças ocupam um espaço nobre dentro do tradicionalismo gaúcho, tanto como expressão de emotividade quanto uma manifestação de arte, que requer técnica e habilidade. Unindo gerações em prol do movimento tradicionalista, crianças, jovens e adultos, movidos pelo amor que sentem por suas raízes, bem como a história do Rio Grande do Sul, são incentivados através da dança a resgatarem e manterem esta cultura. Semanalmente, são realizadas aulas de Danças Tradicionalistas para as Invernadas Artísticas que participam de rodeios e festivais.

Além das danças, os integrantes levam o nome do CTG Pousada dos Carreteiros, e consequentemente o nome do municipio, nas mais diversas modalidades, como Intérprete Vocal, Danças Gaúchas de Salão, Declamação e Chula.

Através deste incentivo, o Departamento Cultural do CTG Pousada dos Carreteiros é destaque por ter representantes nas Gestões Regionais e Estaduais do Movimento Tradicionalista Gaúcho e por classificarem-se para o maior evento tradicionalista do Estado do Rio Grande do Sul, o Encontro de Artes e Tradições Gaúchas (ENART).

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Cotiporã

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais