Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Notícias da Hora
09:05:00
 
 

Verão iniciou nesta segunda feira

por Ana Lúcia Jacomini

Estação segue até o dia 20/03/2021

Imagem Ilustrativa
Foto: ALJacomini/Tua Rádio Alvorada

O Verão iniciou nesta segunda-feira, 21/12, às 7h02. A estação termina no dia 20 de março de 2021 às 6h02. De acordo com o serviço de meteorologia, o Verão 2020/2021 terá a influência do fenômeno La Niña no Brasil. Ele vai variar de moderado até forte intensidade. Climatologicamente, o período é caracterizado pela elevação da temperatura em todo país em função da posição relativa do Sol mais ao sul, tornando os dias mais longos que as noites e com mudanças rápidas nas condições de tempo, ou seja: chuva forte, queda de granizo,  vento com intensidade variando de moderada à forte e descargas elétricas.

De acordo com o boletim do Instituto Nacional de Meteorologia - INMET, nessa estação, as chuvas são frequentes em praticamente todo o país, com exceção do extremo sul do Rio Grande do Sul, nordeste de Roraima e leste do Nordeste, onde geralmente os totais de chuvas são inferiores a 400 mm. Devido às suas características climáticas, com grandes volumes de precipitação, o verão no Brasil tem singular importância para atividades econômicas como a agropecuária, a geração de energia, por meio das hidrelétricas, e para a reposição hídrica e manutenção dos reservatórios de abastecimento de água em níveis satisfatórios.

Com a previsão de persistência do fenômeno La Niña durante o verão, o modelo estatístico do INMET indica a possibilidade de chuvas abaixo da média, no Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sul do Paraná. Nas demais áreas, as chuvas devem variar dentro da faixa normal ou ligeiramente acima . As temperaturas devem ficar acima da média em praticamente toda a região.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais