Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Atividades típicas celebram os festejos Farroupilha em Vila Flores

por Marco Aurélio Santana
Foto: Divulgação

As tradições gaúchas estiveram em destaque em Vila Flores como forma de comemorar a Semana Farroupilha. A quarta-feira, dia 19 de setembro, foi de intensa programação, marcando o encerramento dos festejos no município. Pela manhã, os alunos da EMEF Doze de Maio estiveram no Galpão Crioulo, junto ao Centro Municipal de Eventos Pinheiro Seco. O músico André Dornelles abriu os trabalhos, entoando o hino rio-grandense.

Na ocasião houve apresentação da invernada mirim do CTG Querência das Flores, coordenada pelo professor Fabrício Gal. Ainda, foi realizada uma apresentação especial do CTG Querência do Prata, de Nova Prata. Demonstrando suas habilidades, Rafael Bin, do CTG Rincão da Roça Reúna, de Veranópolis, e Pedro Guerra, do Querência do Prata, realizaram uma demonstração de chula. Ao final, todos participaram do momento de confraternização com a distribuição de lanche. A diretora da Doze de Maio, Marciane Bertolo, entregou um mimo de agradecimento ao representante da patronagem do CTG de Nova Prata, Alceu Morando, pela participação do grupo.

As atividades seguiram durante à tarde. O Galpão Crioulo foi palco do evento de integração com os alunos das escolas municipais Doze de Maio e Nostri Bambini e o Grupo Flores da Melhor Idade. Sob orientação do professor Gal, os alunos 2º ao 4º ano da Escola Doze de Maio, seguidos pelo Grupo Flores da Melhor Idade, apresentaram danças gauchescas, culminando em uma grande festa, integrando todas as idades. Após as apresentações foi servido o lanche com pão, salsichão e suco.

Também participaram o prefeito Vilmor Carbonera, o vice-prefeito Rudimar Peruzzo, as secretárias municipais de Educação e Cultura, Rafaela Peruzzo, e de Saúde e Assistência Social, Caroline Fiori, a coordenadora do CRAS, Naura Fiori, diretoras, vices e professoras das escolas e demais funcionários municipais. O prefeito agradeceu o comprometimento e participação dos envolvidos. “É muito importante cultivarmos as nossas tradições. A Administração Municipal agradece a dedicação de todos para a realização desta programação farroupilha e também aos que prestigiaram as atividades”, ressaltou Carbonera. À noite ocorreu o jantar e baile, com a animação do grupo Origem Serrana.

O início dos festejos tradicionalistas de 2018 se deu na manhã do domingo, dia 16 de setembro, na Pousadas dos Capuchinhos, com a chegada da Chama Crioula trazida pela patronagem do CTG Querência das Flores, mateada e apresentações de músicos convidados. Ainda houve uma tradicional Missa Crioula Campal, seguida de almoço. Na segunda-feira, dia 17 de setembro, e terça-feira, dia 18 de setembro, foram programados jantares especiais no Galpão Crioulo. A animação de ambos os dias foi feita por gaiteiros e músicos da comunidade e região.

A realização da Semana Farroupilha foi da Prefeitura de Vila Flores, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, e CTG Querência das Flores, com o apoio da Câmara Municipal de Vereadores, Emater, Pousada dos Capuchinhos, EMEI Nostri Bambini, EMEF Doze de Maio, Grupo Flores da Melhor Idade e servidores municipais.

Fotos: Francine Ghiggi/Prefeitura de Vila Flores

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais