Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Com 2 mil casas atingidas pelo granizo, Lagoa Vermelha decretará situação de emergência

por Nayam Franco

Município de 28 mil habitantes sofreu o impacto do temporal neste fim de semana

Casas foram cobertas por lonas durante o fim de semana
Foto: Ramon Nunes/Tua Rádio Cacique

Uma chuva forte de granizo atingiu a região de Lagoa Vermelha na noite deste de sábado dia 19. A queda de granizo, com pedras de tamanho semelhante a bolas de gude, durou alguns minutos, e acabou destelhando diversas casas. Na sequência, uma chuva muito forte alagou as regiões.

Em Lagoa Vermelha, os bairros Rodrigues, Medianeira, Gentil, Suzana, Floresta, Alto Pedregal e Centro foram os mais atingidos. Em Capão Bonito do Sul, as localidades mais atingidas foram Rincão Comprido e Lajeado dos Ivos.

A manhã de domingo, dia 20, foi de contabilização de estragos e de tentativas de recuperar o que sobrou dentro das casas após o temporal de granizo da noite de sábado. Além disso, foi uma manhã de tentar tapar os imóveis com lonas. São cerca de duas mil casas atingidas, segundo o prefeito Gustavo Bonotto.

A prefeitura de Lagoa Vermelha se mobilizou com os Bombeiros, Paróquias, grupo de escoteiros Guaianás e voluntários, e está arrecando e distribuindo donativos. São aceitas doações de lonas, colchões, roupas, roupas de cama, alimentos e produtos de higiene e limpeza.

Nos bairros da cidade, as famílias estão limpando e colocando as lonas que são distribuídas. Alguns comércios de materiais de construção estão abertos. Bombeiros de outras cidades estão ajudando na distribuição na região. O número de desabrigados e desalojados ainda é contabilizado.

Equipes da prefeitura com os voluntários estão passando em cada bairro, e deixando as lonas e os donativos com as famílias.

Equipes volantes foram montadas no ginásio Adolfo Stella, Escola João Protásio da Luz (Bairro Suzana), Escola Clóvis Pestana (Bairro Medianeira), no Salão Comunitário do Bairro Rodrigues e na Escola Saraiva (Bairro Gentil). As pessoas que precisarem de alimentação estão sendo encaminhadas para a Escola Municipal João Protásio da Luz, no bairro Suzana.

Os bairros Rodrigues, Suzana, Gentil, Alto Pedregal e Medianeira foram os mais atingidos. Na noite deste sábado, uma chuva forte de granizo, acompanhada de um temporal com aguaceiro, furou telhados e inundou casas, em diversos pontos de Lagoa Vermelha, e em localidades de Capão Bonito do Sul.

Nesta manhã de segunda-feira o prefeito Gustavo Bonotto, juntamente com os secretários da Ação Social, Rutieli Trevisan, e de Obras, Admilson da Silva, e o comandante do Corpo de Bombeiros, Alex Moreira falaram sobre a reconstrução de Lagoa Vermelha, após a forte chuva de granizo, que atingiu mais de duas mil casas no município no último sábado (19).

De acordo com o prefeito, é esperado no município o coordenador regional da Defesa Civil, para ser finalizado o decreto de situação de emergência, ainda nesta segunda-feira (21).

A secretária Rutieli, salientou que os donativos para as famílias ainda podem ser entregues no ginásio Adolfo Stella, e a preferência é por cobertores, colchões e alimentos não pereciveis. Informações da Tua Rádio Cacique.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais