Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Ponto turístico: Viaduto 13 está fechado para visitação

por Eduardo Cover Godinho

Empresa Rumo informa que área é operacional e destinada exclusivamente para o transporte de cargas

Viaduto é um dos pontos turísticos mais visitados no Rio Grande do Sul
Foto: Divulgação

Construído pelo 1º Batalhão Ferroviário do Exército Brasileiro durante a década de 1970, o Viaduto 13, conhecido também como Viaduto do Exército, localizado na EF-491, trecho da Ferrovia do Trigo entre os municípios de Vespasiano Corrêa e Muçum, está impossibilitado de receber turistas. A prática do turismo e em muitos casos a realização de rapel, levava ao viaduto férreo, o maior da América Latina e o terceiro mais alto do mundo, uma legião de pessoas dos quatro cantos do Rio Grande do Sul aos finais de semana. O que os visitantes não sabiam é que a visitação era ilegal, por se tratar de uma área operacional destinada exclusivamente ao transporte de cargas sob concessão da empresa Rumo, que administra a linha férrea desde 2015.

A Rumo, segundo informações da rede social da Forastrilho/Vacaria, recebeu uma pesada multa da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), por permitir, mesmo que sem autorização, a circulação de pessoas ao longo da linha férrea, em especial no Viaduto 13, que possuiu 143 metros de altura e 509 de extensão. A publicação informa que ocorreram inúmeros casos de retardamento da operação ferroviária por conta do grande fluxo de pessoas sobre a ferrovia. A atividade de turismo em área operacional restrita é ilegal.

Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da empresa Rumo enviou um comunicado oficial destacando a proibição da circulação de pessoas no Viaduto 13.

“A Rumo informa que é proibida a circulação de pessoas e veículos não autorizados, bem como a prática de esportes radicais no viaduto ferroviário denominado “Viaduto 13”, em Vespasiano Correia/RS. Esclarece que já notificou as empresas que promovem tal prática, a fim de resguardar a segurança de todos. O local é área operacional, destinado exclusivamente ao transporte de cargas e não deve ser utilizado sem autorização da Rumo e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Caso a área seja utilizada irregularmente, a Companhia tomará as medidas cabíveis”.

O acesso ao Viaduto 13 está restrito com a presença de vigilantes. A proibição é válida para toda a área operacional destinada ao transporte de carga ao longo da Ferrovia do Trigo sob concessão da Rumo.

 

Liberação

O Poder Público de Vespasiano Corrêa estima que aproximadamente 600 pessoas visitam o Viaduto 13 a cada final de semana. O prefeito Marcelo Portalupi e sua equipe de Governo irão encaminhar um ofício para a empresa Rumo solicitando a liberação do local para a visitação.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais