Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Polícia apreende 100 aves silvestres em casa de Canoas

por Marco Aurélio Santana

Pássaros resgatados haviam sido capturados de maneira ilegal

Foto: Divulgação

Pelo menos 100 pássaros silvestres foram apreendidos pela Delegacia do Meio Ambiente (Dema), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), e pelo Ibama nesta segunda-feira em uma residência em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

A Operação Ambiente Sustentável cumpriu mandado de busca e apreensão após uma denúncia anônima. Segundo o delegado João Paulo de Abreu, os policiais apuravam eventual prática do crime de caça e cativeiro irregular de animais silvestres. As buscas revelaram que o responsável pela casa possuía mais de uma centena de pássaros (trinca-ferro, coleira, graúna, azulão, sanhaço frade, tupi e cardeal) em desacordo com as regulamentações previstas em lei. Um total de 80 gaiolas também foram apreendidas.

Todo o material apreendido foi encaminhado ao Ibama – que também compareceu ao local, auxiliando na identificação e transporte das aves. O responsável pelo imóvel e animais apreendidos foi conduzido à Delegacia de Polícia para prestar depoimento. Ele já possui antecedentes por outros crimes ambientais, além de passagem por porte irregular de arma.

Pelas legislações vigentes, ele responderá pelo crime previsto no artigo 29 da Lei 9.605/98, cuja pena é de detenção de seis meses a um ano, e multa.

O chefe de gabinete do Ibama-RS, Flabeano Castro, informou que foram capturados um total de 37 trinca ferros, 14 tupis, dois cardeais, 35 azulões, três cravinhos, um bico de pimenta, uma graúna, duas coleiras, quatro sanhaços e um tilze. “Todos os pássaros estavam sem anilhas e foram capturados ilegalmente”, destacou. Segundo Castro, também foram achadas 10 armadilhas de captura. A multa mínima pelos pássaros deverá de R$ 50 mil.

Fonte: Correio do Povo

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais