Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Conservação de pescados

por Marco Aurélio Santana
Foto: Divulgação

O consumo de peixes aumenta bastante com a proximidade dos eventos da Semana Santa. Por esse motivo, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Veranópolis irá promover no dia 29 de março, a Feira do Peixe Vivo de 2018, fornecendo aos consumidores peixes vivos (insensibilizados na hora) e peixes congelados. 

Essa feira acontecerá no caramanchão do Salão da Gruta N.S. Lourdes, inicia às 9 horas da manhã e se estende até as 18 horas, ou até durarem os estoques.
Serão ofertadas as seguintes espécies de peixes vivos: Carpa capim e Jundiá.
Já os peixes congelados estarão disponíveis nas formas de peixes inteiros, filés de peixes congelados, frutos do mar e congelados à base de peixes como bolinho de bacalhau, pastel de forno, camarão e kit paella.


O pescado é um alimento saudável, rico em proteínas e sais minerais, aminoácidos e ácidos graxos poli-insaturados (ômega 6 e 3) e constitui uma importante fonte de proteína animal para a população humana. Por ser considerada uma carne magra, seu consumo é recomendado para evitar problemas de saúde e aumentar a longevidade das pessoas. No entanto, deve-se ter cuidado ao adquirir o pescado, devido à sua alta capacidade de deterioração, pois a fibra muscular do peixe é menos compacta, apresentando como vantagem uma maior digestibilidade que a da carne vermelha, e em contrapartida é mais fácil de ser atacada por bactérias. Por esse motivo os cuidados com o manejo e conservação dos peixes devem ter muita atenção, para que seja evitado possíveis contaminações.
De acordo com o método de conservação através do frio, o pescado pode ser classificado em 3 tipos conforme o Regulamento Técnico da Inspeção Industrial e Sanitária de produtos de Origem Animal:

• Pescado fresco: aquele que não foi submetido a qualquer processo de conservação, a não ser pela ação do gelo ou por meio de métodos de conservação de efeito similar, mantido em temperaturas próximas à do gelo fundente (–0,5 a –2°C);
• Pescado resfriado: aquele embalado e mantido em temperatura de refrigeração;
• Pescado congelado: aquele submetido a processos de congelamento rápido, de forma que o produto ultrapasse rapidamente os limites de temperatura de cristalização máxima (-18°C).

Dependendo do método de conservação, alguns pontos devem ser observados na hora de adquirir o pescado.

 

Pescado Fresco e Resfriado
Na avaliação dos atributos de frescor do pescado, respeitadas as particularidades de cada espécie, devem ser verificadas as seguintes características sensoriais nos peixes: superfície do corpo limpa, com relativo brilho metálico, sem qualquer pigmentação estranha; olhos claros, vivos, brilhantes, luzentes, convexos, transparentes, ocupando toda a cavidade orbitária; brânquias ou guelras róseas ou vermelhas, úmidas e brilhantes com odor natural, próprio e suave; abdômen com forma normal, firme, não deixando impressão duradoura à pressão dos dedos; escamas brilhantes, bem aderentes à pele, e nadadeiras apresentando certa resistência aos movimentos provocados; carne firme, consistência elástica, da cor própria da espécie; ânus fechado; e odor próprio, característico da espécie;
No caso de filés embalados, sempre verifique, além da consistência da carne, o tipo do pescado, o estabelecimento de origem, o peso líquido, a data de embalagem, o prazo de validade, a forma de conservação e a informação nutricional.

 

Pescado Congelado
O pescado congelado industrialmente é submetido a temperaturas inferiores a -25°C e depois mantido obrigatoriamente a temperaturas inferiores a -18°C.
O congelamento industrial é feito muito rapidamente de forma que conserva melhor e diminui a perda de qualidade e umidade do pescado.
O congelamento é um eficiente meio de manter a qualidade do pescado, porém a data de validade deve ser sempre verificada.
Formas de descongelar o pescado:
• Na geladeira: é o método mais recomendado pois diminui a perda de água e garante a
manutenção da qualidade do pescado.
• No microondas: sempre utilizar a opção “descongelar” do microondas para garantir o
descongelamento uniforme.
Atenção:

Nunca descongelar qualquer pescado em temperatura ambiente, porque não é uniforme e pode gerar perda de qualidade, umidade e permitir o crescimento de micróbios.

Nunca congelar novamente um pescado que já foi descongelado.
O peixe pode ser congelado novamente se cozido e preparado.
O ideal é congelar peixes inteiros sem as vísceras, a pele é a melhor proteção do peixe.
Camarões e lagostas devem ser congelados sem cabeça.
Nunca congelar diversas espécies em um mesmo recipiente ou embalagem.
Sempre proteger bem o pescado com filme e sacos apropriados de primeiro uso.
Não sobrecarregar o freezer durante congelamento.
Sempre identificar no seu freezer as embalagens com as informações sobre o produto e a data de congelamento.

 

Pescado Seco
A secagem é outro método de conservação do pescado, podendo este ter várias apresentações: pescado salgado seco, pescado seco e pescado desidratado.
O “pescado seco” é dessecado de forma apropriada sem a adição de sais.
O “pescado salgado seco” é dessecado inteiro e tratado com sal (cloreto de sódio).
O “pescado desidratado” é dessecado profundamente em aparelhagem adequada.
Cuidados na compra do pescado seco:
1. Se o produto está armazenado em local limpo, protegido de poeira e insetos.
2. A ausência de mofo, ovos ou larvas de moscas, manchas escuras ou avermelhadas, limosidade superficial, amolecimento e odor desagradável.
Atenção: por lei a embalagem de todo pescado deve ter as seguintes informações: tipo do pescado, estabelecimento de origem, peso líquido, data de embalagem, prazo de validade, forma de conservação, informação nutricional.

 

Cuidados no Armazenamento em Casa
Armazene imediatamente os alimentos refrigerados e congelados na geladeira ou freezer e consuma até a data de validade do produto.

Uma dica é sempre adquirir o pescado (fresco, refrigerado ou congelado) ao final das compras, isto facilitará a manutenção da qualidade do alimento.
Não sobrecarregue a capacidade de sua geladeira e não cubra as prateleiras da geladeira com panos ou toalhas.

Siga as dicas de armazenamento:

• Nas prateleiras superiores os alimentos preparados e prontos para consumo.
• Nas prateleiras do meio os produtos pré-preparados.
• Nas prateleiras inferiores os alimentos crus.


Contaminação Cruzada
Evite o contato de alimentos crus com alimentos cozidos.
Lave os utensílios usados no preparo de alimentos crus antes de utilizá-los em alimentos cozidos.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais