Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

Família de Fagundes Varela celebra aumento de 540% da renda com Programa de Gestão

por Marco Aurélio Santana
Foto: Divulgação

Em Fagundes Varela, a família de José, Ivânia e Tiago Binda é uma Unidade de Referência do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, concebido pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR/RS) e executado pela Emater/RS-Ascar. Há apenas um ano participando do programa, a família já teve resultados impactantes de melhoria da renda.

Na última sexta-feira (08/09), em um Dia de Campo de Bovinocultura de Leite realizado na propriedade, com enfoque na gestão sustentável, os cerca de 100 visitantes puderam conhecer o trabalho desenvolvido e que culminou em um aumento de 540% na renda agrícola da atividade, ao aliar aumento de produção com diminuição de custos. 

"A partir do diagnóstico econômico realizado no início do trabalho, identificamos que a produção leiteira tinha baixa eficiência produtiva e com alto custo de produção, o que tinha como consequência resultados pouco satisfatórios para a família", explica Leandro Ebert, engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar. Na safra 2014/2015, antes do início do trabalho, as 18 vacas em lactação produziam diariamente 262 litros por dia, com custo de 97 centavos por litro. "A partir desse diagnóstico, elaboramos um plano de gestão, onde maximizamos o uso de pastagens de qualidade, com alto consumo diário pelo rebanho, ajustando os componentes da alimentação para converter em lucratividade para a família", destaca. 

                               
No dia de campo, os participantes obtiveram informações sobre os resultados obtidos pela propriedade e como foi possível alcançá-los, em uma estação ministrada por Ebert. De acordo com ele, a alimentação do rebanho leiteiro era muito dependente do uso de silagem de milho e rações com alto teor de proteína, com pouca utilização de pastagens, o que eleva o custo de produção. "Hoje, após um ano de trabalho, as 19 vacas em lactação aumentaram a produção para mais de 420 litros diariamente, e os custos da safra 2015/2016 diminuíram para 64 centavos por litro, o que multiplicou a renda obtida pela família com a atividade", comenta. 

Outro tema tratado no dia de campo foi relativo à seleção de vacas leiteiras adaptadas à região, com enfoque na escolha de animais adequados para sistemas de pastejo, mas que possam obter boa produtividade, em uma estação realizada pelo médico veterinário da Emater/RS-Ascar João da Luz.

Em outra estação, a médica veterinária Cristiane Barille, da Prefeitura de Fagundes Varela, explanou sobre os impactos da sanidade animal na atividade leiteira e na saúde das pessoas que estão envolvidas na criação animal, especialmente quanto ao risco de zoonoses, como a brucelose e a tuberculose, abordando as formas de prevenção que podem ser adotadas pelas famílias. 

O Dia de Campo de Bovinocultura de Leite de Fagundes Varela foi promovido pela Emater/RS-Ascar e Prefeitura de Fagundes Varela, com apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, MigPlus Agroindustrial, Atlântica Sementes, Cooperativa Piá, Sicredi Serrana, Weizur e Construagro Bela Vista.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais