Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Morador do Rio de Janeiro relata os transtornos do temporal na cidade

por Ivan Sgarabotto

Rio tem maior volume de chuva em 21 anos; 4 pessoas morreram

Foto: Vladimir Platonow/Agência Brasil

Quatro pessoas morreram durante o temporal que atingiu o Rio de Janeiro na madrugada desta quinta-feira, 15. Além das mortes, a chuva causou interdições, falta de energia, alagamentos e derrubou um trecho de 30 metros de comprimento da ciclovia Tim Maia, em São Conrado.

Em entrevista concedida para o programa 'Conectado', da Tua Rádio, o escritor Dudu Oltramari, que reside há três anos no Rio de Janeiro, relatou os transtornos na cidade, após a forte chuva. Oltramari também salientou que os problemas poderiam ter sido evitados pelos políticos. (Acompanhe, em áudio)

A prefeitura recomendou à população que evitasse circular pela cidade na parte da manhã. No início da tarde, a administração municipal divulgou um balanço parcial das ações realizadas para mitigar os estragos causados pelas chuvas.

De acordo com o Alerta Rio, em uma hora foram registrados 123 vírgula 6 milímetros de chuva na estação Barra/Rio centro: o mais volumoso da história do Rio em um período de uma hora. Uma chuva recorde, segundo a própria prefeitura.

A cidade ficou em Estágio de Crise, o mais grave na escala da Defesa Civil municipal, por quase cinco horas, voltando, depois, ao Estágio intermediário de Atenção. O Sistema de Alarme da Prefeitura com as sirenes de alerta para deslizamento foi acionado em 76 comunidades.

A chuva forte veio acompanhada de raios e muita ventania. Em Realengo, foram registrados ventos de mais de 70 quilômetros por hora. Em Santa Cruz, ventos atingiram 92 km/h e prenderam um dirigível do Exército na linha férrea.

Foram registradas quedas de árvores em mais de 60 ruas em diferentes pontos cidade, inclusive nas principais vias expressas, como a Avenida Brasil, a Linha Vermelha e a autoestrada Grajaú-Jacarepaguá, provocando mais de 50 km de congestionamento. A tempestade deixou ainda diversos bairros sem luz.

Além dos alagamentos, o temporal afetou o funcionamento dos transportes públicos na cidade. Os serviços foram, aos poucos, voltando a normalidade.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais