Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Cuidados pós colheita da uva

por Marco Aurélio Santana
Foto: Divulgação

Logo após a colheita da uva as plantas iniciam o período de repouso ou dormência. Isso ocorre devido a diminuição no comprimento do dia e também devido as primeiras frentes frias. Quando isso ocorre as folhas começam a ficar velhas e vão caindo.

Nas variedades que produzem uvas brancas as folhas ficam amareladas. Já nas uvas tintas a coloração das folhas varia do vermelho ao roxo.

Normalmente esse processo de envelhecimento e queda das folhas ocorre uniformemente no vinhedo. Entretanto quando se observa reboleiras ou manchas com queda precoce é importante que o agricultor verifique o que está acontecendo. Recomenda-se que essas plantas sejam marcadas e monitoradas durante o ano. Assim, será possível identificar o que está afetando as videiras e também resolver o problema.

Entre os problemas podem estar a incidência de doenças fúngicas, pragas, viroses, falta de algum nutriente ou até mesmo problemas na região da enxertia, gerando estresse para as plantas e acelerando a queda das folhas. E quando as folhas caem muito cedo as plantas deixam de armazenar nutrientes e ainda como consequência a produtividade no ano seguinte é afetada.

Enquanto as folhas estão sadias elas são funcionais e capazes de produzir reservas muito importantes para a manutenção da planta durante o inverno e para o crescimento inicial da videira na primavera. As reservas são armazenadas nos ramos, troncos e principalmente nas raízes. Por isso, a manutenção da sanidade do vinhedo durante todo o ciclo é muito importante.

Para maiores informações procure o escritório municipal da Emater.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais