Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

A hospitalidade é a marca do povo fagundense

por Marco Aurélio Santana

Fagundes Varela compartilhou momentos e experiências ímpares durante as festividades do 32º aniversário de emancipação do município, no período de 6 a 9 de dezembro.
A hospitalidade, que sempre caracterizou o povo fagundense, se manifestou de forma intensa na recepção aos visitantes provindos de diversas cidades gaúchas, catarinenses, de Santiago do Chile e da delegação oficial de Cáneva (Itália), Cidade-Irmã de Fagundes Varela, através do Gemellaggio. Estas caravanas vieram para prestigiar as finais do campeonato de futsal, o lançamento do livro Botafogo de Fagundes Varela – Os Torresmeiros, participar do Encontro Regional de Coros e, de modo muito afetivo e fraterno, homenagear o povo fagundense.
A caravana de Cáneva esteve presente com o Sindaco (prefeito) Andrea Attílio Gava, além de Secretários Municipais, Vereadores, Presidentes das Associações Meschio (ciclistas), Kaleido (fotógrafos), Alpini (de origem militar, que prestam serviços voluntários), Coral ANA de Vittorio Vêneto, Pro Castello (entidade cultural e patrimônio histórico) e representantes da comunidade canevesa.
Além de encontros institucionais para troca de informações e experiências que visam a inovação de projetos para a população de cada um dos dois municípios, houve a interação com as diversas associações locais e regionais: Escola Municipal Caminhos do Aprender, Falcões Ciclismo, Coral Bella Vista, Centro Cultural, Botafogo, CTG Alma Nativa, Moto Clube, Os Torresmeiros, Lions Clube, Liga Feminina, AFAU, idosos, representes das comunidades e principalmente, com o povo fagundense.
“A cidade de Cáneva representa a Itália, origem dos imigrantes italianos, que povoaram Fagundes Varela. São nossas raízes. A sua presença, acima de tudo, é uma homenagem aos nonos e nonas que vieram para nos oportunizar uma melhor qualidade de vida. A eles nosso respeito e gratidão. Através de ações de intercâmbio, seja com o apoio institucional do Município, seja através da associação do EFASCE – Pordenonesi nel Mondo, vários jovens e cidadãos fagundenses já tiveram a oportunidade de participar de cursos profissionalizantes e culturais na Itália e novas ações serão oportunizadas”, diz Argel Rigo, coordenador do EFASCE Brasil.
Para a Prefeita Claudia Moreschi Tomé, “a Semana do Município foi de intensa e verdadeira emoção para a comunidade local e regional, seja pela vibração e amor ao futebol, pelo encantamento com a música, espiritualidade, pela alegria do reencontro com as origens italianas”. Ressalta ainda, a importância de promover atividades e encontros culturais, visando sempre a valorização das tradições e origens do povo fagundense.
Ainda segundo ela, a presença da delegação de Caneva em Fagundes Varela, foi uma verdadeira demonstração de amor aos nossos idosos e antepassados e também à cultura italiana.
Todos os 31 integrantes da delegação de Caneva que estiveram em Fagundes Varela custearam suas próprias despesas, a exemplo da comitiva brasileira que esteve na Itália em 2018. O Município arcou com as despesas do deslocamento terrestre com ônibus, aqui no Brasil e outras despesas de pequeno valor.
Como gesto de gratidão e reconhecimento ao povo fagundense, os caneveses fizeram uma doação no valor de 690 euros (cerca de R$ 3.200,00) para investimento na comunidade de Fagundes Varela.

Fonte e fotos: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Fagundes Varela

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais