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SPC e CNDL revelam que 36% dos devedores recorrem a acordos para limpar nomes

por Marco Aurélio Santana

Cartão de crédito é a modalidade que mais causa inadimplência

Foto: Divulgação

O acordo com o credor tem se consolidado cada vez mais como estratégia para o consumidor inadimplente limpar seu nome e se reabilitar a novas operações de créditos. Nos últimos 12 meses, por exemplo, 36% de um total de 800 consumidores ouvidos numa pesquisa conduzida pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) buscaram acordo com seus credores.

O segundo recurso mais utilizado, por 24% dos consultados, é a economia de gastos ou cortes no orçamento, seguida da geração de renda extra, com 18% das respostas e do uso do 13º salário, para 11% do universo pesquisado. Outros 8% optaram por contrair um empréstimo consignado. Os dados da pesquisa foram obtidos com exclusividade pelo Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado.

A economista-chefe da SPC Brasil, Marcela Kawauti, observa que o melhor caminho para colocar as finanças em ordem é planejar, negociar e procurar prazos e condições de pagamentos realistas e que caibam dentro do orçamento. Pelo levantamento, 72% dos entrevistados tentaram renegociar as dívidas após terem o Cadastro da Pessoa Física (CPF) negativado, sendo que 45% tiveram a iniciativa de propor um acordo direto e 27% foram procurados pela empresa, que ofereceu novas condições para acertarem as contas.

Fonte: Correio do Povo

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