Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Dezembro laranja: saiba o que é e como evitar o câncer de pele

por Marco Aurélio Santana
Foto: Divulgação

O câncer de pele é muito comum no Brasil, com 180 mil novos casos por ano. Para combatê-lo é de extrema importância o diagnóstico precoce, isto é, logo no início da doença, sendo fundamental para a eficácia do tratamento. Por isso, o dezembro laranja existe desde 2014, sendo promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. A campanha busca promover a prevenção ao câncer de pele e são realizadas durante o mês, eventos, palestras e mutirões sobre o tema.

O que é?
O câncer de pele é provocado por um crescimento anormal das células da pele, podendo se manifestar através de sinais superfícies no nosso tecido.

Como se proteger?
A exposição excessiva ao sol e sem proteção é o principal causador do câncer de pele. Por isso, protetores e filtros solares são necessários sempre que houver exposição ao sol, seja na piscina, na praia, no parque e até mesmo no dia a dia, ao andar na rua. Chapéus e bonés também são ótimos aliados contra os raios solares e não se engane com dias nublados, pois mesmo neles existe incidência do sol. Se hidratar e evitar horários de maior incidência solar, entre nove da manhã e três da tarde, também são fundamentais para a prevenção.

Avisos da pele
É preciso ficar de olho em sua pele: atente-se a pintas e manchas escuras ou acastanhadas. Nódulos vermelhos, sinais brilhosos ou feridas não cicatrizadas também podem ser um indicativo. Pintas que crescem com o tempo são outro indicativo de câncer. É necessário fazer exames com regularidade, passando sempre com um dermatologista!

Diversos tipos
Existem muitos tipos de câncer de pele, como os carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e o melanoma. O melanoma é o mais perigoso. Para identificar qual o tipo de câncer é necessário exames de um dermatologista.

Fonte: MSN

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais