Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Dezembro vermelho: mês de conscientização e prevenção do HIV, AIDS e IST

por Marco Aurélio Santana
Foto: Divulgação

O mês de dezembro de 2017 marcará o início de uma grande mobilização nacional, a ser realizada todos os meses de dezembro, sobre prevenção ao HIV, AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis - ISTs. Batizado de Dezembro Vermelho, a ação tem o intuito de chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas vivendo com HIV. A escolha do mês foi em função do Dia Mundial contra a AIDS, celebrado no mundo inteiro em 1º de Dezembro.

A mobilização visa conscientizar jovens, adultos e idosos, tendo em vista os dados alarmantes divulgados nos últimos tempos. Dados da Secretaria de Saúde de São Paulo, alertam que os casos de transmissão de HIV entre idosos subiram 60,6% no estado entre 2007 e 2015. Já um levantamento do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde revela que a taxa de infectados explodiu entre 2006 e 2015 nas faixas de 15 a 19 anos, com variação de 187,5%; de 20 a 24 anos, com alta de 108%, e entre 25 a 29 anos, com aumento de 21%. Além disso, há uma percepção entre os jovens de que a doença não é um problema.

A realidade local não destoa da nacional: os números se mantém gerando grande preocupação, especialmente com os casos sem um diagnóstico e acompanhamento adequados. As pessoas que convivem com as ISTs e não possuem conhecimento, correm o risco de adoecer gravemente, inclusive desenvolvendo câncer, esterilidade e, em casos extremos, a morte.

No caso de gestantes podem acontecer aborto e má-formação nos fetos que perdurarão a vida toda. Outra face das ISTs, quando não descobertas, são os riscos aumentados de transmissão durante as relações sexuais, inclusive as relações com parceiros fixos.

A Prefeitura de Cotiporã através da Secretaria de Saúde e Assistência Social dispõe de vários mecanismos para prevenir e apoiar pessoas que vivem nessa realidade ou as que se expunham ao risco de transmissão. Saiba quais são:

  1. Vacine-se e vacine seus filhos: A hepatite B e o HPV são infecções que podem ser prevenidas através da vacinação disponível na Unidade de Saúde;
  2. Use camisinha (masculina ou feminina): esse é o único método eficaz para evitar gestações indesejadas e a transmissão de infecções. Lembrar de usar em todas as relações!
  3. Faça os testes rápidos: Dispomos de testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C na unidade. São gratuitos e o resultado sai em poucos minutos;

Procure a unidade para prevenir a infecção pelo HIV através da Profilaxia Pós-exposição no caso de rompimento.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Cotiporã

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais