Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Serra Gaúcha tem registro da variante amazônica do coronavírus

por Isadora Helena Martins

Este é o primeiro caso da nova cepa identificado no RS. A informação foi divulgada pelo governo estadual junto com o mapa preliminar do Distanciamento Controlado.

Foto: Divulgação / Governo do RS

O Governo do Rio Grande do Sul divulgou na tarde desta sexta-feira (12) os dados sobre a 41ª rodada do Distanciamento Controlado. A Serra Gaúcha foi mantida na bandeira laranja, mas o cenário da pandemia na região é classificado como preocupante. Isso se deve à identificação da variante P1, encontrada originalmente no Amazonas.  

O novo Boletim Genômico que busca identificar as cepas de coronavírus no Rio Grande do Sul, finalizado nesta sexta-feira (12), registrou o primeiro caso da linhagem P1 no Estado. O caso foi notificado em um morador de 88 anos da região da Serra, que apresentou os primeiros sintomas da doença no final de janeiro.

O P1 é uma variante da Covid que tem como característica já conhecida a maior capacidade de transmissão, ou seja, transmite mais rapidamente o vírus de uma pessoa para outra.

A variante predominante no Estado é a P2, ainda em estudos. As amostras sequenciadas que geram as informações do boletim fazem parte da estratégia de vigilância genômica que busca detalhar o perfil das variantes do Estado.

 

RS tem piora nos indicadores

De forma geral o Estado apresentou uma piora nos indicadores. O mapa preliminar do modelo de Distanciamento Controlado traz 16 regiões em bandeira vermelha e apenas cinco em laranja. Segundo a equipe de monitoramento, o cenário reflete o alto risco para esgotamento da capacidade hospitalar e aumento na velocidade de propagação do vírus no estado.

Entre os indicadores monitorados pelo sistema de enfrentamento à pandemia, chamam a atenção a forte elevação no número de confirmados em leitos clínicos (+23%), o aumento nos registros de hospitalização (+32%) e também no número de óbitos (+16%). As internações em UTI se mantiveram estáveis (+1%).

 

Feriado de Carnaval preocupa autoridades

O governo do Estado também manifestou na nota de divulgação dos dados do mapa do Distanciamento Controlado a preocupação com aglomerações durante o feriado de Carnaval. O Gabinete de Crise chama a atenção para que os gaúchos sigam respeitando os protocolos, principalmente quanto à higienização constante das mãos, cumprimento do distanciamento social e o uso obrigatório de máscara em todas as bandeiras. 

As festas de Carnaval estão proibidas no RS, por não atenderem aos protocolos mínimos de segurança sanitária.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais