Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Semana do Museu

por Marco Aurélio Santana
Foto: Divulgação

A Semana Nacional de Museus é um evento idealizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), realizado anualmente na metade do mês de maio, em virtude do Dia Internacional de Museus, comemorado no dia 18, data estipulada pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM). Este período tem por objetivo refletir sobre as funções sociais destes espaços, seus públicos, suas abordagens e seus acervos. Dessa forma, a Semana do Museu busca promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade. No ano de 2018, o Ibram estipulou como temática geral:

[...] “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos” cria um amplo espectro de caminhos a serem tomados. Mesmo com o destaque para o aspecto digital, ressaltamos o papel essencial das relações interpessoais nos museus: as memórias têm cheiro, cor, gosto...e isso é ainda demasiadamente humano. (IBRAM, 2018).
Em consonância a isso, a Secretaria de Turismo e Cultura, através da equipe da Casa da Cultura Frei Rovílio Costa e do Museu Histórico Municipal desenvolveu uma série de atividades voltadas para alunos, professores, entidades e para o público em geral, tendo como fio condutor a temática COMUNICAÇÃO E CONEXÃO: NOVOS VÍNCULOS?, buscando refletir sobre as relações interpessoais neste mundo hiperconectado.
 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais