Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
10:00:00
Gente Nossa
14:00:00
 
 

Projetos cidade amiga do idoso

por Marco Aurélio Santana
Foto: Divulgação

Na manhã de terça-feira, 09, equipe da Administração Municipal esteve reunida junto com a representante do Instituto Internacional da Longevidade – ILC, Ina Voelcker, para realizar uma avaliação de como foram as atividades desenvolvidas no ano de 2017 do Projeto Veranópolis Cidade para Todas as Idades. A Terra da Longevidade é o único município no Brasil que faz parte da Rede global de Cidades e Comunidades Amigas do Idoso, reconhecida pela OMS - Organização Mundial de Saúde.
Neste encontro os Secretários Municipais relataram um pouco da experiência vivida em cada projeto desenvolvido no ano que passou.
A Secretaria da Saúde lembrou sobre o projeto realizado “Cuidando da Dose” que capacitou e atualizou a equipe multiprofissional de saúde no atendimento ao idoso, com foco na prescrição, dispensação e orientação farmacêutica, provendo o uso racional dos medicamentos, principalmente para o público idoso.
A Secretaria de Educação, Esporte Lazer e Juventude relatou sobre o curso de informática promovido para as pessoas com mais de 50 anos, oportunidade que integrou esse público a era da tecnologia e as mídias sociais, onde 21 pessoas concluíram o nível básico.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, juntamente com a EMATER, intensificou o grupo de ervas medicinais. Adequando o espaço de encontro, que acontece toda primeira quinta-feira de cada mês, no horto junto as dependências da Fepagro, em Sapopema.
A Secretaria de Turismo e Cultura em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, realizou a atividade Turismo Social aos Idosos, proporcionando passeios para grupos de idosos conhecerem os principais atrativos de Veranópolis. Também realizaram uma capacitação para os empreendedores (do comércio, serviço, indústrias e empreendimentos turísticos) para bem receber os turistas e o público idoso, onde 25 estabelecimentos receberam o certificado do projeto “Hospitalidade não tem idade”.
A Secretaria de Desenvolvimento Social, Habitação e Longevidade promoveu o projeto “Motivos para sorrir” que reúne um grupo de pessoas com mais de 60 anos, promove encontros mensais de autoestima e oferece próteses dentárias, em 2017 já foram realizadas 17 próteses.
E a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente realizou um trabalho de renovação dos cartões de estacionamento para idosos e aumentou em 30% a quantidade de vagas exclusivas aos idosos no centro da cidade, mas ainda está abaixo da exigência estabelecida pelo Conselho de Trânsito. E na questão de melhorias nos passeios públicos, está realizando orientações e vistorias para que as novas calçadas sejam realizadas conforme normas de acessibilidade.
Para 2018 os projetos continuam, proporcionando mais qualidade de vida aos idosos e as pessoas de todas as idades na Terra da Longevidade.
Para o Prefeito Waldemar De Carli, “fizemos um bom trabalho em 2017, mas temos que evoluir em 2018 com melhorias e novas ações, como a construção do Centro de Convivência para os Idosos. Pois esse título precisa ser mantido, ele nos torna referência para a região, estado e para o país. Melhorando nossa Veranópolis para os idosos, construímos uma cidade amiga para as pessoas de todas as idades.”

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Veranópolis

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais