Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Badalar dos Sinos em Veranópolis

por Marco Aurélio Santana
Foto: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Veranópolis

O Centro Cultural de Veranópolis, em parceria com a Paróquia São Luiz Gonzaga, promove de 11 a 16 de agosto os “Momentos de prece nestes dias de pandemia”. A ação vai ao encontro do pedido realizado pelo Papa Francisco.
Os sinos foram um grande e forte meio de comunicação entre os moradores, tanto da cidade quanto das Capelas. Os tempos mudaram, mas acredita-se que ainda hoje o sino é carregado de simbologia e valor. Por isso, o Centro Cultural convida a todos para participarem deste momento de prece individual, mas com uma finalidade bem coletiva: livrar a população do coronavírus e da nuvem de gafanhotos. O toque dos sinos vai lembrar e unir na fé toda a população com seus antepassados, e como eles, rezar uns pelos outros.
Dia 11, data em que é lembrada a aparição de Nossa Senhora de Lourdes, a Igreja Matriz São Luiz Gonzaga fará tocar seus sinos às 18h, repetindo-se até dia 15 de agosto quando comemora-se a Assunção de Maria ao céu. No dia 16 de agosto, domingo, os sinos das igrejas e capelas das comunidades, bairros e a Igreja Matriz vão badalar às 18h. O momento convida todos a meditar e fazer preces pelos que sofrem com a pandemia. Sempre às 18h, Hora do ngelus, para relembrar o momento da Anunciação, feita pelo anjo Gabriel à Virgem Maria, da concepção de Jesus Cristo.
A devoção à Nossa Senhora de Lourdes deve-se ao episódio da devastação da lavoura com a invasão de gafanhotos nas colônias, em 1905. Por meio da fé, a comunidade se uniu à igreja para a construção de uma pequena gruta e começaram as romarias até a mesma em Veranópolis.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Veranópolis

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais