Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Veranópolis é destaque no IGM-CFA de 2018

por Marco Aurélio Santana

O CFA - Conselho Federal de Administração realiza a avaliação do IGM – Índice de Governança Municipal desde 2016.
Em 2018 houve uma melhoria nos itens avaliados e foi construída uma nova metodologia, destacando-se dois pontos principais: o agrupamento de municípios semelhantes e, a definição de metas a serem atingidas pelos municípios, aprimorando-se, assim, a metodologia anterior ao permitir uma comparação mais justa e efetiva entre os municípios.
O IGM-CFA consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho. Foi elaborado a partir de dados secundários, e considera na avaliação áreas como saúde, educação, gestão fiscal, habitação, recursos humanos, transparência, violência dentre outras.


O município de Veranópolis esta classificado dentro do Grupo 4, que compreende municípios de 20.001 a 50 mil habitantes, onde obteve a nota 8,38, conquistando o segundo lugar no âmbito estadual e o sétimo lugar a nível nacional.
O Índice CFA de Governança Municipal se destaca e se diferencia de todos os demais índices já utilizados no contexto brasileiro para mensuração da performance municipal uma vez que contempla uma visão mais ampliada sobre as dimensões da governança pública, e em especial, sobre a relação entre a dimensões fiscal, gestão e desempenho, atrelada a um inovador conjunto de metas a serem atingidos pelo município que serão detalhados na metodologia adotada para o cálculo do índice.

Nos quesitos avaliados dentro de Finanças, Veranópolis obteve a nota 7,75, sendo assim dividido: Fiscal 6,94 / Investimento Per Capita (saúde e educação) 6,72 / Equilíbrio Previdenciário 8,46 / Custo Legislativo 9,90.
No item Gestão a Terra da Longevidade obteve a avaliação média de 7,89, sendo assim dividido: Colaboradores 9,50 / Planejamento 4,05 / Transparência 9,61 / Qualidade de Investimento 7,02.
E na questão Desempenho Veranópolis ficou com a nota 9,48, sendo: Educação 8,97 / Saúde 8,93 / Qualidade Habitacional 9,12 / Vulnerabilidade Social 10,00 / Segurança 9,99.

Pode-se, através das notas descritas acima, perceber o investimento e o trabalho que a gestão pública municipal investe em Veranópolis para oferecer a todos uma cidade com uma administração eficiente, que preza pela qualidade de vida de todas as pessoas.

O IGM-CFA está disponível para consulta no link:
http://igm.cfa.org.br/perfil/MTA2ODY= 

Confira mais detalhes dessa avaliação nas imagens em anexo.

Foto: Clóvis Moraes

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais