Mais de 800 serviços públicos se tornaram acessíveis pela internet
O Ministério da Economia divulgou, nesta sexta-feira, que mais de 800 serviços públicos de interesse da sociedade, antes acessados somente em balcões de repartições, já foram transformados em digitais. Em meio à pandemia do novo coronavírus, esse processo permitiu que o cidadão acesse o que precisa de casa, pelo computador ou celular, evitando deslocamentos desnecessários. O trabalho já vem sendo realizado desde janeiro de 2019, pela Secretaria de Governo Digital (SGD) do Ministério da Economia, que precisou ser agilizado nos últimos meses devido à covid-19.
Mesmo com medidas restritivas de abertura de órgãos públicos, o acesso a serviços pela população não foi paralisado. Pelo contrário, exigiu empenho dos gestores públicos em tornar possível o uso de mais serviços por meios digitais, evitando gastos, idas e vindas desnecessárias, contribuindo para as medidas de isolamento social.
Nos meses de março, abril, maio e junho deste ano, mais de 200 serviços foram criados ou transformados em digitais. Entre eles, o Auxílio Emergencial de R$ 600, a comunicação à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) de brasileiros com voos cancelados no exterior e registros de mediação e instrumentos coletivos de trabalho.
Outro serviço transformado neste período de pandemia foi a solicitação do seguro-desemprego por empregados domésticos. A facilidade foi estendida para uso na Carteira de Trabalho Digital, um dos aplicativos com maior demanda de usuários nas lojas virtuais do Governo do Brasil. Só em 2020, foram registrados mais de 90 milhões de acessos a este serviço oferecido pelo Ministério da Economia.
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