Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Produções Orgânicas de Cotiporã são destaque

por Marco Aurélio Santana

Municípios vizinhos procuram agricultores cotiporanenses para obter conhecimento sobre produções orgânicas

Foto: Divulgação

O convênio entre a Prefeitura Municipal e o Centro Ecológico de Ipê possibilita que Cotiporã  inove e cresça no setor agrícola, principalmente nas produções orgânicas. Tendo em vista o destaque, organização e eficácia das produções orgânicas, na última terça-feira, 05, agricultores do município de São Valentim do Sul estiveram visitando Cotiporã  com o objetivo de trocar conhecimentos a fim de implantar as referidas produções em suas propriedades.

Na oportunidade, o Prefeito Municipal José Carlos Breda, juntamente com o Secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio Douglas Penso receberam os produtores visitantes ressaltando a importância das trocas de experiências entre municípios e a conscientização dos agricultores para os efeitos dos agrotóxicos sobre a saúde.

Após a acolhida, o grupo visitou a propriedade da agricultora Carmen Giacomin Cenci, localizada na Comunidade de São José, onde são produzidas hortaliças e frutas orgânicas, aproveitando para questionar sobre a comercialização das produções. Em seguida, deslocaram-se para a Comunidade de Santo Antônio na propriedade do Senhor Genor Luiz Griguol, onde sua nora Paula Cristina Cesca Griguol possui uma estufa onde cultiva morangos. Nesta propriedade os agricultores puderam entrar em contato com uma atividade que está sendo incentivada em Cotiporã. O cultivo dos morangos não é orgânico, porém Paula opta sempre por tratamentos alternativos, evitando ao máximo o uso de agrotóxicos.

A visita contou com a presença de mais de 10 agricultores de São Valentim. Também estava presente, o Engenheiro Agrônomo da Emater André dos Santos Kieling, a Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Valentim do Sul, Sra. Sônia Maria Rosolen Bertuzzo, representando também o Secretário da Agricultura do respectivo município.

A Técnica em Agropecuária e Chefe do Escritório Municipal da Emater Jéssica Zalamena, Secretário da Agricultura de Cotiporã Douglas Penso e o Tecnólogo em Horticultura Áureo Antônio Salvi, responsável pela execução do convênio entre o Centro Ecológico de Ipê e a Prefeitura Municipal, acompanharam os visitantes.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais