Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

Audiência apresenta plano para resíduos sólidos

por Marco Aurélio Santana
Foto: Letícia Fracasso

Aconteceu no dia 06 de junho, na Câmara de Vereadores, Audiência Pública referente ao Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PGIRS, que integra além de Veranópolis, mais 14 municípios do CISGA – Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha.

Encontro que apresentou os objetivos desse Plano intermunicipal que busca estabelecer critérios para padronizar o sistema de gestão de resíduos nos municípios concorsiados, além de definir programas para melhorar a educação ambiental, estabelecer ações para diminuir a geração de resíduos, aumentar a quantidade de lixo reciclado e apontar modelos sustentáveis para a destinação correta dos rejeitos.
O plano baseia-se num diagnostico já levantado sobre os municípios envolvidos e propõem com base nessas informações, projetos que visem a destinação correta dos resíduos. 
Os projetos visam fortalecer a separação dos resíduos orgânicos e reciclável, incentivar a compostagem caseira, fortalecer a educação ambiental, contribuir para as associações de recicladores e apoiar campanhas de logística reversa. Também se sugeriu a construção de um aterro específico para o grupo consorciado, o qual dever ser reavaliado a médio/longo prazo.
Algumas ações já estão acontecendo para andamento desse plano e envolvem o fortalecimento da educação ambiental, que em Veranópolis se consolida com o programa de recolhimento de resíduos recicláveis que está sendo realizado nas escolas. A coleta de lixo eletrônico é outra ação que já aconteceu nos municípios e voltará a ser realizada ao longo do ano, oportunizando um destino correto para esses resíduos que podem gerar um grande prejuízo ao meio ambiente se descartados de forma incorreta. Estão sendo trabalhadas ações para melhorar a questão da logística reversa que envolve além dos eletrônicos, óleos usados, pneus e lâmpadas.
O Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PGIRS, está disponível para consulta no site: www.cisga.com.br, ou na Prefeitura de Veranópolis, junto a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente. Convida-se a toda a comunidade para se inteirar desse plano e contribuir com sugestões e inclusões para ampliação do mesmo, as quais devem ser encaminhadas até o dia 22 de junho de 2018.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais