Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Randon lança pedra fundamental do memorial voltado à preservação da história do transporte de cargas

por Pablo Ribeiro

Espaço terá à disposição da comunidade, salas de pesquisa, videoteca, auditório com cadeiras removíveis, exposições, espetáculos e oficinas culturais

Foto: Randon/Reprodução/Divulgação

A preservação da memória de Caxias do Sul e do transporte de cargas do Brasil será evidenciada em um novo espaço, que pretende se tornar um lugar público e empresarial. O Instituto Elisabetha Randon lançou, na manhã desta quarta-feira (08) a pedra fundamental do Memorial Randon, que será construído em área próxima ao Jardim Botânico de Caxias do Sul. O evento coincide com as ações comemorativas aos 70 anos da empresa Randon.

O espaço terá à disposição da comunidade, salas de pesquisa, videoteca, auditório com cadeiras removíveis, exposições, espetáculos e oficinas culturais, além de café bistrô e loja de souvenirs.

Três prédios históricos usados pela empresa Randon desde sua fundação, em 1949, locais que abrigaram a ferraria e Mecânica Randon, serão reproduzidos no Memorial e irão disponibilizar documentos e objetos das empresas, acervos que contam sua trajetória, coletados desde o ano de 2000.

Para levar a obra adiante, o Instituto obteve, em 2013, a aprovação do projeto junto ao Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet. Hoje realiza campanha para captar recursos por meio de cotas de patrocínio, que serão utilizadas para a finalização do Memorial, que terá 3 mil metros quadrados de área construída. A conclusão da obra está prevista para 2023.

A diretora-presidente do Instituto Elizabetha Randon, Maurien Randon, destacou sobre o processo de concepção do material histórico para compor o Memorial. (Ouça)

Maurien também sintetizou a história de empreendedorismo do fundador da empresa, Raul Anselmo Randon, falecido em 3 de março de 2018, aos 88 anos, e falou sobre o sentimento diante do marco de lançamento da pedra fundamental do Memorial que será construído. (Ouça)

Assim que concluído, o Memorial irá se tornar um centro de convergência para historiadores, educadores, estudantes, pesquisadores, promotores culturais, empresas parceiras, comunidade e, também, mais uma atração turística para Caxias.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais