Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Veranópolis é destaque no envelhecimento ativo no País

por Marco Aurélio Santana

Na noite do dia 07 de março, foi realizando o lançamento do projeto Hospital Amigo do Idoso do qual, o município de Veranópolis passa a fazer parte

Foto: Divulgação

O projeto Hospital Amigo do Idoso é uma proposta da Associação Veranense de Assistência em Saúde (AVAES), organização mantenedora do Hospital Comunitário São Peregrino Lazziozi, em conjunto com o Conselho Municipal do Idoso, com o Centro Internacional de Longevidade Brasil e recebe apoio do Grupo CPF Energia, da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e da Prefeitura Municipal de Veranópolis. O objetivo é aprimorar a atenção à saúde do idoso no hospital do município, baseadas no conceito do envelhecimento ativo da Organização Mundial da Saúde.
Durante a cerimônia de lançamento desse projeto, o Dr. Alexandre Kalache, Presidente do ILC-BR relatou a importância dessa adesão por Veranópolis e a preocupação que o município tem com a sua população. Destacou que para um envelhecimento ativo é fundamental que as pessoas tenham quatro pilares: saúde, conhecimento, direito a participação e segurança de proteção, garantindo que o idoso não seja abandonado. E esses pilares devem ser construídos ao longo da vida e mantidos inclusive, após os 60 anos.
Trabalhando diretamente com o desenvolvimento das Cidades Amigas do Idoso, o Presidente do ILC-BR, afirma que o trabalho que é realizado por Veranópolis serve de modelo e é exemplo para os demais municípios brasileiros que buscam esse título, que até o momento somente a Terra da Longevidade conquistou no país. “E isso só é possível devido a vontade política ao longo dos anos, a participação dos estudos realizados pelas universidades, as arrecadações do Fundo do Idoso que recebe um grande apoio financeiro da CPFL Energia e da Ceran, e da sociedade civil que participa e contribui para o estudo da longevidade e isso faz de Veranópolis o melhor modelo de Cidade Amiga do Idoso”, relatou Alexandre Kalache.
O estado de São Paulo recebeu o título de ‘Estado Amigo do Idoso” e com isso aderiu a um programa de qualificação que é desenvolvido pelas Secretarias Estaduais da Saúde e de Desenvolvimento Social, onde qualificaram e certificaram 40 hospitais dentro do projeto Hospital Amigo do Idoso, trabalho que foi relato pela Dra.Cláudia Fló, da Coordenadoria das Regiões de Saúde-AB/Ciclos de Vida/Saúde do Idoso, da Secretaria de Estado da Saúde/SP. O Hospital Comunitário São Peregrino Lazziozi é o primeiro a receber esse projeto, fora de SP. 
O Dr. Kalache destacou ainda, que Veranópolis tem muito potencial a respeito, podendo aqui na região ser desenvolvido, inclusive, o ‘Turismo Amigo do idoso’ e isso só é possível pois as pessoas estão preocupadas com o seu próprio envelhecimento.
O Prefeito Waldemar De Carli, que acompanha os estudos da longevidade desde 1994, quando iniciaram em Veranópolis, afirma que “todo esse trabalho é realizado para que as novas gerações vivam mais, melhor e com qualidade de vida”.
A elaboração do projeto Hospital Amigo do Idoso para Veranópolis, contou com um apoio financeiro de 250 mil reais, realizado em dezembro de 2017, pelo Instituto CPFL, plataforma de investimento social da CPFL Energia, da qual fazem parte as empresas RGE e RGE Sul. Esse projeto, que é um desdobramento do Projeto “Cidade para Todas as Idades” e será desenvolvido ao longo de 12 meses. A ideia é tornar os serviços de saúde oferecidos pelo Hospital Comunitário São Peregrino Lazziozi mais amigáveis aos idosos e consequentemente para todas as pessoas. Essa necessidade foi observada após o município de Veranópolis elaborar um diagnóstico sobre a situação das pessoas com mais de 60 anos, que teve ampla participação da população veranense e contribuiu para definir um plano de ação e o bom atendimento foi considerado. 
As políticas públicas voltadas à população idosa de Veranópolis começaram a ser aprimoradas a partir de 2013, com parceria entre o Grupo CPFL Energia e o Conselho Municipal do Idoso, para a implementação do projeto “Cidade Para Todas As Idades”, coordenado tecnicamente pelo Centro Internacional de Longevidade Brasil (ILC-BR). O projeto tem como finalidade identificar e atender às necessidades da população idosa do município e fortalecer a participação da população na formulação de políticas públicas. Veranópolis, após concluir as quatro etapas do projeto, passou a fazer parte da Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas do Idoso, uma rede da Organização Mundial de Saúde (OMS) com mais de 500 integrantes, em 2016.

Fotos: Leticia Ana Fracasso

Informações: Leticia Ana Fracasso e HCSPL

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais