Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Mantém-se o alerta para golpes

por Marco Aurélio Santana

Órgãos públicos de segurança alertam para golpes: venda de veículos com pagamento por depósito bancário, do bilhete premiado e do falso sobrinho

Foto: Divulgação

A Policia Civil de Serafina Corrêa pede atenção e alerta para os famosos golpes de estelionatários.

O golpe do bilhete premiado já fez inúmeras vítimas na região e continua preocupando os órgãos de segurança pública, assim como o golpe de venda de veículos com pagamento por depósito bancário e do bilhete premiado.

De acordo com a Delegacia de Polícia de Serafina Corrêa pelo menos 1 ocorrência de golpe é registrada por mês no município. A comunidade deve estar atenta e informar as autoridades quando percebido algo suspeito. Na internet é comum os golpistas encontrarem vítimas através de sites de compra e venda.

Golpe da venda de veículos com pagamento por depósito bancário

São inúmeros os sites e páginas de internet disponíveis para compra e venda de produtos.

Sites destinados a anúncios de veículos estão entre os mais populares, rendendo bons negócios. Porém fique atento aos golpes.

Falsos compradores contatam o anunciante de um determinado veículo, mostrando-se interessados na oferta. Ao encontraram-se para fechar negócio, o estelionatário entra em contato com alguém que seria da família pedindo sugestões, momento que o falso comprador diz que irá pagar pelo valor do veículo por meio de depósito bancário (depósito que seria feito pelo familiar que está em outra cidade). O vendedor dirige-se até a agência bancária imprime extrato bancário e confirma o depósito. O depósito foi efetuado, é o que consta no histórico do extrato, no entanto o envelope enviado estaria vazio. Nenhum dinheiro foi posto dentro do envelope depositado. Porém isso somente se comprovará na conferência pela Agência Bancária. Quando será tarde demais. Pois a vítima entusiasmada com a transação já passou documentos para o golpista, fez contrato de compra e venda e realizou a entrega do veículo.

Golpe do Bilhete Premiado ou Falso prêmio

O golpista, se passando de desentendido, pede informações sobre o endereço de uma agência da Caixa Econômica Federal dizendo que é para receber um prêmio de loteria ou outro sorteio.

As vítimas típicas são pessoas idosas, às quais é mostrado o bilhete premiado (forjado ou falso), juntamente com um documento do banco (também falso ou forjado) constando o número do bilhete premiado e o valor do prêmio.

Às vezes eles apresentam um verdadeiro bilhete com aposta nos números ganhadores de um concurso anterior e um comprovante dos números sorteados naquele concurso, contando com a falta de atenção da vítima quanto ao número do concurso.

A caminho da agência, e depois de muita conversa, o golpista propõe à vítima de lhe vender o bilhete premiado por uma fração do seu valor e assim paga para o estelionatário pelo bilhete premiado. Se a vítima cair nesta conversa sacará o dinheiro da própria conta bancária e o entregará ao golpista em troca de um bilhete que não vale nada.

Existem variantes onde, para pressionar ou incentivar a vítima a ir sacar seu dinheiro no banco, no meio da conversa com o golpista que oferece o bilhete, aparece um comparsa se dizendo pronto a comprar o bilhete (aí a vítima pode achar que está perdendo um bom negócio), ou se oferecendo como sócio da vítima na compra do bilhete e mostrando parte do dinheiro necessário, ou ainda, prestativo, ajuda, ligando com o seu celular, a verificar que o bilhete é mesmo "premiado" .

Golpe do falso sobrinho

Existe o golpe do falso sequestro, do carro quebrado e atualmente do “falso sobrinho”.

O criminoso liga para a vítima, se passa por sobrinho e aplica o golpe, dizendo estar em uma situação de dificuldade, que sofreu algum acidente ou que bateu com o carro, e precisa de um depósito para o conserto.

Geralmente estas ligações elas partem de presídios e são aleatórias, o que significa que não há, por parte do criminoso, uma investigação prévia para a escolha da vítima, que durante a conversa em alguns casos, sem perceber, acaba informando o nome do sobrinho.

Vítimas devem fazer boletim de ocorrência ao sofrer um golpe ou mesmo uma tentativa. Fique atento: Aos DDDs nas ligações. Conheça os códigos de área caso tenha parentes, ou conhecidos em locais onde o DDD é diferente.  Os bandidos costumam usar celulares com números clonados e ligam, em sua maioria, para telefones fixos. Geralmente as ligações são feitas de dentro de presídios, e são aleatórias. Ou seja, os bandidos fazem inúmeras ligações sem saber quem vai atender ao telefone. A Rádio Rosário nos últimos três meses recebeu duas ligações desta natureza. Na primeira o individuo se fazia passar por primo e noutra por sobrinho. ( Ninguém teve prejuízo na tentativa de golpe), pois no momento da abordagem do suposto parente encerrou-se a ligação ao falar que sabia-se se tratar de um golpe. Nesta semana ouvintes relataram também ter recebido ligações do falso sobrinho. Por isso fique atento.

Fique atento

Em nenhum dos tipos de crime a vitima consegue recuperar o dinheiro, por isso esteja atento, não repasse informações para pessoas desconhecidas seja por telefone ou pessoalmente.

por Valesca Heloisa Andreolli

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais