Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Esgotamento no trabalho pode ser Síndrome de Burnout

por Marco Aurélio Santana

A Síndrome de Burnout parece se tornar um fenômeno de massa, recebendo atenção constante dos profissionais de saúde

Foto: Divulgação

 A crise econômica que afeta o Brasil e fez com que as configurações do mercado de trabalho mudassem. Observamos ao longo dos últimos meses a intensificação do desemprego. Quem permanece empregado ou se recolocou, percebe que o cenário nas organizações é de caos. Hoje vemos um funcionário ocupando a posição que até pouco tempo atrás era exercida por 3 ou 4 pessoas. Com isso o estresse aumenta. A ansiedade e a pressão para manter o emprego também. Esse excesso de trabalho e a preocupação demasiada, porém, traz consequências para a saúde das pessoas.

O estresse constante faz com que você se sinta desamparado, desiludido e completamente exausto? Cuidado, pode ser Síndrome de Burnout.

Síndrome de Burnout

O termo “burnout” foi inventado na década de 1970 pelo psicólogo norte-americano Herbert Freudenberger. Ele usou isso para descrever as consequências do estresse severo e ideais elevados nas profissões de “ajuda”. Médicos e enfermeiras, por exemplo, que se sacrificam por outros, muitas vezes acabam sendo “queimados” – esgotados, apáticos e incapazes de lidar. Hoje em dia, o termo não é usado apenas para essas profissões de ajuda, ou para o lado obscuro do auto-sacrifício. Parece que isso pode afetar qualquer pessoa, desde estridentes e celebridades estressadas até empregados sobrecarregados e donas de casa.

Surpreendentemente, não existe uma definição clara do que realmente é o burnout. Como resultado, não está claro o que o burnout é exatamente e como ele pode ser diagnosticado. Isso também torna impossível dizer o quão comum é.

Na síndrome de burnout os problemas parecem insuperáveis, tudo parece sombrio, e é difícil reunir a energia para se cuidar. A infelicidade e o desapego que a síndrome de burnout causa pode ameaçar seu trabalho, seus relacionamentos, e sua saúde. Mas o burnout pode ser superado. Há muitas coisas que você pode fazer para recuperar o equilíbrio e começar a se sentir positivo e esperançoso novamente.

Como reconhecer a Síndrome de Burnout?

É um estado de esgotamento emocional, mental e físico causado pelo estresse excessivo e prolongado. Ocorre quando você se sente oprimido, emocionalmente drenado, e incapaz de atender às constantes demandas. Como o estresse continua, você começa a perder o interesse ou motivação que levou você a assumir um determinado papel em primeiro lugar.

Pode ser considerado um período prolongado do tempo onde o indivíduo experimenta a exaustão e a falta do interesse nas coisas, tendo por resultado um declínio em seu desempenho no trabalho.

A Síndrome de burnout reduz a produtividade e a energia, deixando você se sentindo cada vez mais indefeso, desesperançado e ressentido. Eventualmente pode desenvolver sintomas de depressão.

A Síndrome de burnout reduz a produtividade e a energia. O cansaço é tamanho, que ocorre o esgotamento.

Os efeitos negativos do esgotamento podem ser observados em todas as áreas da vida – incluindo sua casa, trabalho e vida social. Burnout também pode causar alterações de longo prazo em seu corpo, ficando vulnerável a doenças como resfriados e gripe. Por causa de suas muitas consequências, é importante lidar com a síndrome imediatamente.

Os sinais e sintomas são sutis no início, mas eles pioram com o passar do tempo. Pense nos primeiros sintomas como sinalizadores vermelhos de que algo está errado e precisa ser resolvido. Se você prestar atenção e agir para reduzir o estresse, você pode evitar uma avaria importante. Se você ignorá-los, você acabará doente.

 Cansaço e esgotamento na maioria das vezes;

 1 - Imunidade diminuída, ficando doente, resfriados, alergias, com muita frequência

 2 - Dores de cabeça ou musculares frequentes

 3 - Alteração no apetite ou hábitos de sono

Um dos principais sintomas do burnout é a sensação de cansaço e esgotamento

Sintomas emocionais

•             Sentimento de fracasso e dúvidas sobre seu desempenho

•             Sentindo-se indefeso, preso e derrotado

•             Desapego, sentindo-se sozinho no mundo

•             Perda de motivação

•             Perspectiva cada vez mais cínica e negativa

•             Diminuição da satisfação e do sentimento de realização

Sinais comportamentais

•             Retirada de responsabilidades

•             Isolando-se dos outros

•             Procrastinar, demorar mais para fazer as coisas

•             Usando comida, drogas ou álcool para lidar

•             Tirando suas frustrações sobre os outros

•             Ignorando trabalho ou chegando tarde e saindo cedo

O que você pode fazer

•             Defina um momento do dia para você desconectar completamente da tecnologia;

•             Faça movimentos ou pequenas caminhadas, a cada hora;

•             Procure orientação profissional pode ajudá-lo a compreender o momento e fazer alterações de rota;

•             Faça das risadas e dos momentos de lazer uma prioridade;

•             Reduza o consumo de álcool, nicotina e cafeína;

•             Tenha noites de sono restauradoras.

 

Mesmo em alguns trabalhos voluntários, você pode muitas vezes se concentrar em como o que você faz ajuda os outros, por exemplo, ou fornece um produto muito necessário ou serviço. Concentre-se em aspectos do trabalho que você gosta – mesmo que seja apenas conversando com seus colegas de trabalho no almoço. Mudar sua atitude em relação ao seu trabalho pode ajudá-lo a recuperar um senso de propósito e controle.

Encontre o equilíbrio em sua vida

Se você odeia seu trabalho, procure por significado e satisfação em qualquer outro lugar de sua vida: em sua família, amigos ou hobbies. Concentre-se nas partes de sua vida que lhe trazem alegria.

Faça amigos no trabalho

Ter laços fortes no local de trabalho pode ajudar a reduzir a monotonia e combater os efeitos do esgotamento. Ter amigos para conversar e brincadeiras durante o dia pode ajudar a aliviar o estresse de um trabalho insatisfatório ou exigente.  Melhorar o desempenho no trabalho ou simplesmente superar o estresse durante um dia difícil.

Tirar uma folga

Se o burnout parece inevitável, tente fazer uma pausa completa do trabalho. Tire férias, use os seus dias de folga, peça uma licença temporária ou qualquer coisa para sair desta situação. Use a distância e o tempo longe para recarregar suas baterias e perseguir outras etapas de recuperação de burnout.

por João Carlos Romanini

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais