Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Saúde e prevenção aliada ao conhecimento

por Marco Aurélio Santana
Foto: Divulgação

Há mais de dez anos, a Secretaria Municipal da Saúde oferece à população veranense o Grupo de Hipertensos e Diabéticos, promovido pelo Posto de Saúde Central. O objetivo dos encontros é promover novos conhecimentos sobre estas doenças, além de abordar questões sobre o tratamento. Também busca apresentar fatores e hábitos que minimizem e controlem as doenças e ofereçam mais qualidade de vida às pessoas.

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9). A pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo. Este problema é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, infarto, aneurisma arterial ou insuficiência renal e cardíaca.
Já a diabetes é uma doença do metabolismo da glicose causada pela falta ou má absorção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, cuja função é quebrar as moléculas de glicose para transformá-las em energia, a fim de que seja aproveitada por todas as células. A ausência total ou parcial desse hormônio interfere não só na queima do açúcar como também na sua transformação em outras substâncias como proteínas, músculos e gordura.
Com a participação média de 10 a 12 participantes, os encontros acontecem a cada dois meses, na sala de reuniões da Secretaria da Saúde e são abertos aos portadores das doenças, seus familiares e demais pessoas interessadas em entender e aprender sobre esses assuntos. Em cada encontro há a participação de um profissional da saúde, focado em uma área específica, para repassar informações sobre temas diversos. Assim, participantes têm a oportunidade de obter novos conhecimentos, tornando o momento enriquecedor.
Magda Tonin, enfermeira do Posto de Saúde Central e coordenadora do grupo, cita que apesar do pouco número, os participantes são muito ativos. “As pessoas que participam do grupo são extremamente informadas. Você pode perguntar qualquer coisa que vão saber responder. Isso é uma recompensa. Enquanto estivermos transmitindo conhecimento para alguém eu acho importante manter o grupo, independente do número de participantes”.
Ao fim de cada encontro, as pessoas acometidas por esses problemas de saúde trazem sua carteirinha para retirar as medicações que fazem uso. A participação dá direito a medicação para dois meses, diferententemente da Farmácia Pública, que é apenas para um mês.
O grupo está aberto a receber novos participantes, tanto portadores de hipertensão e/ou diabetes, como outras pessoas interessadas no assunto, para que possam aliar o conhecimento com a prevenção destas doenças.
O próximo encontro acontece dia 10 de setembro, terça-feira, às 13h30min, na sala de reuniões da Secretaria da Saúde. Maiores informações com Magda Tonin pelo telefone (54) 3441-1458.

Fonte: Prefeitura de Veranópolis

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais