Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Argel Rigo é homenageado na Itália pela Cidade de Pordenone

por Marco Aurélio Santana

O fagundense e coordenador do EFASCE Brasil – Pordenonesi nel Mondo, Argel Rigo, recebeu o “Prêmio Odorico da Pordenone” no dia 27 de julho, na Itália. A Comenda foi entregue pelo Vice-Prefeito da Comune de Pordenone Eligio Grizzo, na presença de autoridades do EFASCE e regionais, além dos participantes do 42º Congresso Internacional de originários da Região Friuli Venezia Giulia. A homenagem traz o nome do beato Frei Odorico de Pordenone, que nos anos de 1.300, promoveu o catolicismo na China. Anualmente, a Prefeitura de Pordenone homenageia um descendente da Província de Pordenone, que se destacou na difusão da cultura e promoção da Região Friuli Venezia Giulia. Segundo Argel, que a vinte anos desenvolve atividades culturais e de intercâmbio na Associação EFASCE em Fagundes Varela e região, “a condecoração não é para uma pessoa, mas uma grande homenagem em memória aos antepassados, que emigraram para o Brasil e construíram com honra, trabalho e fé uma nova e próspera vida”.
No Congresso Internacional realizado na Cidade de Cáneva, que tem Gemellaggio com Fagundes Varela, Argel apresentou o Projeto “Talian per Tuti” da Prefeitura de Fagundes Varela e o histórico da língua Talian, que é uma identidade cultural ainda presente em vários municípios e patrimônio cultural do Brasil.
Em dezembro, uma delegação de Cáneva estará em Fagundes Varela por ocasião das festividades alusivas à Semana do Município.

Fonte: Prefeitura de Fagundes Varela
Foto 1: Vice-Prefeito Eligio faz a entrega do Prêmio Odorico da Pordenone a Argel com a presença da esposa Silvana
Foto 2: Argel com o Prefeito de Cáneva Andrea Gava e o Vice-Presidente do EFASCE Gino Gregoris

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais