Vila Flores está entre os sete destinos brasileiros na disputa pelo selo internacional de Melhores Vilas Turísticas da ONU
Município da Serra Gaúcha representa o Rio Grande do Sul na seleção da ONU Turismo, que reconhece destinos comprometidos com a preservação cultural, sustentabilidade e desenvolvimento local
Vila Flores está entre os sete destinos brasileiros selecionados para disputar o selo Melhores Vilas Turísticas (Best Tourism Villages), concedido pela Organização das Nações Unidas (ONU) Turismo. O município da Serra Gaúcha é o único representante do Rio Grande do Sul na edição de 2026 da premiação internacional.
A candidatura foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, em conjunto com as demais secretarias municipais, EMATER/ASCAR – Escritório de Vila Flores, Atuaserra (Região Uva e Vinho) e Destino Turístico Termas e Longevidade.
O programa da ONU Turismo reconhece destinos rurais que utilizam o turismo como ferramenta para preservar a cultura, proteger o patrimônio, incentivar a sustentabilidade e promover o desenvolvimento das comunidades. Entre os critérios avaliados estão a valorização das tradições, das paisagens naturais e do modo de vida local.
Para a administração de Vila Flores, a participação representa o reconhecimento do trabalho realizado na valorização da história, da gastronomia, da hospitalidade e das tradições do município, conhecido como a Terra da Fé, Pão e Vinho e Capital Estadual do Filó.
Ao todo, sete destinos brasileiros foram escolhidos pelo Ministério do Turismo para representar o país na seleção internacional, após um processo que reuniu dez candidaturas nacionais. Além de Vila Flores, concorrem Araçá (Porto Belo/SC), Conceição de Ibitipoca (Lima Duarte/MG), Delfinópolis (MG), Holambra (SP), Lençóis (BA) e São José do Barreiro (SP).
Nesta edição, 268 destinos de diferentes países disputam o selo. O anúncio das vilas reconhecidas será realizado em dezembro de 2026, durante evento da ONU Turismo em Buenos Aires, na Argentina.
Criada em 2021, a iniciativa já reconheceu mais de 300 destinos rurais ao redor do mundo. No Brasil, apenas dois locais conquistaram o selo até o momento: o distrito de Testo Alto, em Pomerode (SC), e o município de Antônio Prado (RS).
Comentários