Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:00:00
Um Olhar Diferente
12:10:00
 
 

PF indicia 28 professores, bolsistas e servidores da Ufrgs por fraudes em bolsas

por Marco Aurélio Santana

Recurso era destinado à pesquisa do projeto SUS Educador

Foto: Divulgação

A Polícia Federal concluiu o inquérito da operação PhD, deflagrada em dezembro de 2016, para investigar o desvio de recursos de programas federais de incentivo à pesquisa, especialmente do Projeto SUS Educador. Houve o indiciamento de 28 pessoas pelos crimes de estelionato, associação criminosa, falsidade ideológica e inserção de dados falsos em sistemas de informação, de acordo com a participação individual na fraude. Entre os indiciados estão seis professores, cinco servidores e bolsistas que recebiam valores indevidamente.

A investigação dos policiais federais colheu provas de que a associação criminosa, que integrava a coordenação de projetos relacionados à área de saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), se utilizava dessa condição para incluir bolsistas que, muitas vezes, não reuniam os requisitos para serem contemplados. Em um dos casos ficou comprovado que uma pessoa com ensino médio incompleto recebia bolsa de doutorado no valor de R$ 6,2 mil.

Os valores recebidos retornavam aos mentores da fraude em dinheiro vivo ou depósitos em conta-corrente, entre outras formas. O programa fraudado visava à capacitação de profissionais da área da saúde que atuariam como multiplicadores do conhecimento, ampliando o atendimento do SUS à população em diversas regiões do Brasil.

O inquérito policial foi compartilhado, com autorização judicial, para que a Ufrgs realizasse os procedimentos administrativos disciplinares que lhe competem. Os professores e funcionários estão afastados das funções.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais