Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Previsão é de inverno com temperaturas e chuvas dentro da média

por Davi Trintinaglia

Previsão é de pouca variação nos padrões de precipitação e temperatura

Foto: Fernando Dias

O inverno de 2016 deverá ter temperaturas e precipitações dentro da média histórica para o período. É o que aponta o último boletim trimestral divulgado na quarta-feira, 4 de maio, pelo Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Estado do Rio Grande do Sul (Copaaergs), coordenado pela Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro).

Para os meses de maio, junho e julho, a previsão é de pouca variação nos padrões de precipitação e temperatura, com entrada de massas de ar mais intensas que podem causar dias com temperaturas baixas e ocorrência de geadas, características climatológicas deste período.

No entanto, de acordo com dados apresentados pelo boletim, a temperatura superficial do mar, que vinha registrando anomalias positivas – o que caracteriza o fenômeno El Niño –, está com tendência de inversão desse padrão, apontando para um possível evento La Niña a partir do final do inverno.

O documento relaciona uma série de orientações para os produtores de diversas culturas adotarem no período. Todas as indicações são baseadas nos dados obtidos pelas instituições relacionadas à agropecuária e meteorologia no Estado, como a Fepagro, a Emater/RS-Ascar e o Irga.

* Com informações da Fepagro

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais