Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Dia de Campo destaca resultados na produção de uvas

por Marco Aurélio Santana
Foto: Divulgação

A produção de uvas foi tema de Dia de Campo realizado na semana passada (24/05), no município de Fagundes Varela, reunindo 50 pessoas. O evento ocorreu nos parreirais da família Bazi, na comunidade de Nossa Senhora das Graças, e destacou os resultados que a família vem obtendo nos últimos anos com a produção de uvas. Promovido pela Emater/RS-Ascar, com o apoio do Sicredi e da Prefeitura de Fagundes Varela, o dia de campo teve estações sobre gestão da propriedade vitícola, tecnologia de aplicação de agrotóxicos e manejo do solo.

Na primeira estação, sobre gestão da propriedade vitícola, o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Leandro Ebert, explanou sobre a lógica de fazer gestão nas propriedades, demonstrando que todas as famílias podem se beneficiar ao planejar, organizar, dirigir e controlar, visando agregar valor aos recursos que as famílias dispõem e que são limitados, como a terra, o trabalho e o capital.

O viticultor Driano Bazi apresentou a propriedade da família, que é uma das 20 participantes do Programa de Gestão Sustentável na Agricultura Familiar no município e, além dos 6,4 hectares de uvas, cultiva soja e milho nos 18 hectares de área útil que possui.

Ebert também destacou a metodologia que a Emater/RS-Ascar utiliza no Programa de Gestão e explicou as ações do Plano de Gestão pactuadas com a família e os resultados obtidos com a viticultura nas últimas três safras. De acordo com ele, com o manejo racional da adubação, do solo e com a constante capacitação do viticultor, a família conseguiu alcançar bons resultados, como alta produtividade da uva por hectare e baixo custo de produção, ocasionando em uma alta renda agrícola por hectare.

Na safra 2017/2018, a produtividade média de uvas na propriedade foi de 28,4 toneladas por hectare, com custo de R$ 0,26/kg de uva produzida, alcançando assim uma renda agrícola de R$ 17.855 por hectare na safra, conforme os dados apresentados pelo agrônomo.

Na estação sobre tecnologia de aplicação de agrotóxicos, o professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul de Bento Gonçalves (IFRS), Otávio Machado, orientou sobre a correta diluição do produto para os tratamentos fitossanitários da videira, explicando como fazer a calibragem do pulverizador.

Na outra estação, sobre manejo do solo e da adubação, o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, João Villa, tratou sobre a nutrição da videira e a fertilidade do solo. Villa demonstrou a correta coleta de amostra de solo para análise e as formas de se fornecer os nutrientes que a planta precisa para alcançar a produtividade desejada.

O engenheiro agrônomo e assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, Enio Todeschinni, abordou o uso e o manejo de plantas de cobertura de solo, destacando espécies que podem ser utilizadas pelos agricultores e os benefícios de cada uma. Conforme Todeschini, o cultivo de culturas de cobertura de solo diversificadas é importante para proteger o solo e reduzir o uso de herbicidas, recomendando diversificar, não só a espécie, mas a família botânica, através do consórcio ou plantio sucessivo.

O dia de campo contou com a presença do prefeito em exercício de Fagundes Varela, Dirceu Binda, que destacou o trabalho da Emater/RS-Ascar no município e os incentivos à viticultura pela prefeitura, através do Programa Impulsão Agropecuária.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais