Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Bovinocultores trocam experiências sobre manejo do solo em Fagundes Varela

por Marco Aurélio Santana
Foto: Divulgação

Os bovinocultores participantes do Grupo de Trabalho em Bovinocultura de Leite (GT Leite), que têm o acompanhamento da Emater/RS-Ascar de Fagundes Varela, estiveram reunidos, no dia 19 de abril, dando continuidade ao projeto que visa alcançar resultados efetivos através das ações diretas em cada propriedade. Desta vez, o tema do encontro foi o manejo do solo e da adubação.

Conforme o coordenador do projeto, engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Leandro Ebert, o GT Leite propõe a intervenção direta nas propriedades assistidas na busca por resultados efetivos. Também objetiva a apropriação dos conhecimentos pelas famílias participantes.
No encontro, realizado no salão da comunidade de Nossa Senhora do Caravágio, inicialmente o engenheiro agrônomo explanou sobre o uso dos solos nas propriedades. Ele destacou os cuidados para conservação desse patrimônio, que é a base de todo o sistema de produção agropecuário, além de esclarecer sobre o manejo da adubação na produção de forragem para os bovinos leiteiros, visando à intensificação da produtividade das terras.

Na sequência, o grupo foi até a propriedade de Felipe Costella, jovem participante do grupo, para conhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido na propriedade. A família vem trabalhando com a Emater/RS-Ascar na produção de leite a base de pasto e, nos últimos anos, significativas transformações foram ocorrendo na propriedade.

Hoje, eles trabalham com cerca de 18 vacas em lactação; possuem em torno de quatro hectares de pastagem em sistema de pastoreio rotativo, onde 50% da área já está perenizada; têm os solos corrigidos a partir de análises realizadas, utilizando adubação orgânica e química, e um manejo da pastagem e do rebanho para pastejo visando o máximo consumo de pasto por dia.

Para melhorar as condições de trabalho, ordenha e o ambiente de descanso e alimentação do rebanho, a família converteu um antigo aviário que estava inutilizado em instalações para vacas leiteiras, além de implantar um sistema de irrigação em 2,3 hectares de pastagens, com recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper), através do Programa de Apoio e Desenvolvimento da Infraestrutura Rural. Também, para a modernização da propriedade rural recebeu auxílio da Prefeitura Municipal de Fagundes Varela na execução do projeto de irrigação e na instalação do estábulo, através do Programa Impulsão Agropecuária. Essas transformações permitiram a consolidação da permanência do jovem Felipe, de 22 anos.

O GT Leite de Fagundes Varela foi formado dentro do Programa de Gestão Sustentável na Agricultura Familiar, concebido pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e executado pela Emater/RS-Ascar, e inclui 13 das 20 famílias participantes do programa no município até o momento, sendo as que executam a atividade de produção leiteira em suas propriedades.

O trabalho com o GT Leite no município iniciou em 2017 e, este ano, os participantes decidiram realizar encontros frequentes, visitando as propriedades das famílias do grupo para discutir os temas que vêm sendo trabalhados nas propriedades, através dos diagnósticos realizados com as famílias e planos de gestão de cada uma delas. Os encontros do grupo também proporcionam o intercâmbio de conhecimentos e de técnicas aplicadas por cada família com auxílio da Extensão Rural e Social. No primeiro encontro, realizado em fevereiro, os participantes discutiram sobre o manejo da pastagem.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais