Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
08:00:00
Missa Dominical
08:50:00
 
 

Famílias produzem em casa o próprio alimento em Fagundes Varela

por Marco Aurélio Santana
Foto: Divulgação

Em Fagundes Varela, a extensão rural e social vem incentivando a produção de alimentos para consumo familiar. Através de campanhas realizadas anualmente, as famílias podem adquirir, mudas e alevinos de peixes e receber orientações técnicas para cultivo desses alimentos.

O engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar Leandro Ebert explica que o município tem uma característica fortemente marcada pela agricultura familiar, do imigrante italiano, sendo tradicional que se destinem espaços na propriedade da família para uma horta, um pomar doméstico, para criação de animais, inclusive transformando a matéria prima, ao produzir salames, queijos, vinhos, sucos, dentre outros. "Nós procuramos orientar as famílias a produzir alimentos e cuidar da saúde da família, cultivando preferencialmente sem agrotóxicos, assim, trazemos alternativas técnicas para controle de pragas e doenças, manejo do solo e dos cultivos, além da prevenção ao risco doenças, especialmente brucelose e tuberculose, que podem ser transmitidas por animais contaminados", explica Ebert.

Um exemplo disso é a família de Jonei Cortelini, participante do Programa de Gestão Sustentável na Agricultura Familiar, concebido pela SDR e executado pela Emater/RS-Ascar. A família, que trabalha com produção de uvas, de suínos e de grãos, ainda produz 38  variedades de alimentos anualmente para autoconsumo, recebendo o auxílio da Emater/RS-Ascar também através dessas campanhas. De acordo com o extensionista social da Emater/RS-Ascar Airton de Almeida, se a família tivesse que comprar todos os alimentos que produzem em casa, desembolsariam R$ 1.400,00 por mês, o que representa o incremento de renda real que a família tem com essa produção.

Na sexta-feira, 22 de dezembro, ocorreu a entrega das mudas de batata-doce da campanha realizada pela Emater/RS-Ascar no município. Foram entregues 2.190 mudas para 56 famílias cultivarem o alimento em suas casas. Este ano também tiveram outras duas campanhas de mudas frutíferas, onde foram entregues 483 mudas para 56 famílias, e mais duas campanhas de alevinos, com mais 15.500 alevinos entregues para que 61 famílias pudessem cultivar os peixes para o consumo da própria família. 

Almeida ainda explica que essas são apenas algumas das ações que integram o plano socioassistencial realizado pela instituição no município, que visa fortalecer a segurança e soberania alimentar das famílias fagundenses, através da promoção do acesso a alimentos saudáveis, frescos e nutritivos, produzidos pela família, com garantia da origem do produto e cultivados de forma saudável.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Fagundes Varela

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais