Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Saiba alimentos que protegem organismo contra câncer de mama

por Marco Aurélio Santana
Foto: Divulgação

A prevenção é um passo importante dentro da conscientização promovida pelo Outubro Rosa e os alimentos são grandes aliados sob essa perspectiva.

 A importância de ter uma alimentação saudável, priorizando alimentos com fibras, frutas, legumes e verduras, como fator preventivo da doença. Alguns alimentos possuem a capacidade de proteger o organismo evitando danos oxidativos ao DNA e, com isso, prevenindo a replicação errada da célula, ou seja, evitando a formação de câncer, e outros alimentos aumentam o risco de surgimento da doença aumento esse processo oxidativo.

Confira lista de alguns alimentos recomendados para prevenção e ainda durante o tratamento do câncer de mama.

Linhaça, sardinha, atum, salmão selvagem, óleo de peixe e arenque

Aliados também contra o inchaço, a semente, os peixes e seus derivados são fontes de ômega 3. Sabe-se que os ácidos graxos poliinsaturados da série 3, inibem a formação do câncer de mama, assim como as metástases.

Vegetais alaranjados, frutas cítricas, oleaginosas e verduras verdes escuras

Entre os micronutrientes mais investigados por sua atuação quimiopreventiva no câncer de mama, destaca-se: as vitaminas antioxidantes, ou seja, a vitamina A (presente nos vegetais de cor laranja), a vitamina C (encontrada nas frutas cítricas) e acido fólico (existente em verduras escuras, como espinafre, couve), bem como o mineral selênio (presente na castanha do Brasil e outras oleaginosas)", detalha a nutricionista, valorizando a ação essencial ainda no combate envelhecimento precoce dos mesmos: "Uma das ações das vitaminas e minerais é a defesa contra os radicais livres (responsáveis por danos ao DNA), regulação da diferenciação celular e, consequentemente, inibição do crescimento de células mamárias cancerígenas.

Cebola, alho, alho-poró e cebolinha

Normalmente usados para dar aquele gostinho especial na comida, esses quatro alimentos auxiliam na prevenção do câncer de mama. Possivelmente, devido à capacidade de excreção de produtos carcinogênicos.

Couve, brócolis, couve de bruxelas, couve flor

Tais hortaliças, além de ricas em vitamina A, são fontes de um fitoquímico chamado isotiocianato, que ajuda na prevenção da doença. De uma forma geral, esse composto atua inibindo o metabolismo oxidativo de vários carcinógenos, que levam a danos no DNA.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais