Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Água – Importância da preservação de nascentes e consumo consciente

por Marco Aurélio Santana

Nesta semana comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, onde busca-se o desenvolvimento da conscientização sobre a importância do uso correto e moderado dos recursos naturais...

Foto: Prefeitura de Veranópolis

Água – Importância da preservação de nascentes e consumo consciente

Entre os diversos recursos fornecidos pela natureza, a água é o mais essencial aos seres vivos. Ela é um recurso natural insubstituível para a manutenção da vida saudável e do bem estar de todos. Por isso, consumir de forma consciente, além de preservar as nascentes e o meio ambiente, devem ser medidas constantes no dia a dia.
O que leva uma nascente a secar não é o desmatamento, mas a diminuição da capacidade do solo em infiltrar a água da chuva através de sua superfície. Por isso, é muito importante adotar medidas de proteção do solo, criando condições favoráveis à infiltração da água e a redução da taxa de evapotranspiração.
Outro método de preservação das nascentes que pode ser adorado é a construção de cercas, como forma de fechar a área da nascente, evitando a entrada de animais e, consequentemente, o pisoteio e compactação do solo. É importante, também, que se mantenha limpa as proximidades da cerca.
Quando as nascentes encontram-se dentro de propriedades rurais, o produtor pode adotar certas medidas de proteção do solo e da vegetação. Deve-se eliminar a prática de queimadas, enriquecendo o local com plantas nativas.
No dia a dia, faça a sua parte observando seu consumo de água e como ele pode ser melhorado, mudando alguns hábitos que aumentem a sua economia.
Veja algumas dicas:
Não tome banhos prolongados, desligue o chuveiro quando for se ensaboar e ligando novamente apenas ao fazer o enxágue.
Faça a escovação dos dentes sem deixar a torneira aberta.
Raspe bem as panelas e pratos antes de lavar a louça. Ao fazer isso, você estará facilitando a sua limpeza e consumindo menos água.
Não limpe o quintal e a calçada com água. Ao invés de utilizá-la, você pode fazer a limpeza com vassoura ou panos úmidos.
Faça a instalação de registro e torneiras com menos fluxo de água.
Busque evitar o uso de copos descartáveis, até mesmo os modelos recicláveis. Opte por copos ou canecas plásticas ou uma garrafinha d’água.
Reduza o consumo de produtos que acarretam na poluição da água. Como o óleo de cozinha, restos de alimentos, detergente e outros produtos químicos.
Opte pelo uso de duchas econômicas. Além de economizar água, elas também são bastante confortáveis.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Veranópolis

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais