Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Receitas de pratos à base de peixe para Sexta-Feira Santa

por Almeri T Angonese
Foto: Divulgação

BACALHAU ÀS NATAS

Rendimento: 05 Porções

Ingredientes

1kg Bacalhau
600g Nata ou creme de leite fresco (nunca de caixinha)
2 cebolas médias
50g Manteiga
500g Batata
Salsa fresca
Azeite, pimenta e Sal a Gosto

Modo de Preparo

Dessalgue o bacalhau, mas sem retirar completamente o sal ou, se preferir, compre um dessalgado. Cozinhe as batatas na água e corte-as em fatias. Corte as cebolas em rodelas bem finas. Em uma panela, aqueça um fio de azeite e um pouco de manteiga para dourar os lados das batatas, faça isso e reserve. Na mesma panela, cozinhe lentamente as cebolas na manteiga, sem dourá-las demais e reserve. Acrescente o bacalhau e refogue por alguns minutos. Essa receita pode ser finalizada na própria panela ou levada ao forno. Para finalizar na panela: após refogar o peixe, retire-o da panela, retorne as batatas e as cebolas no fundo, coloque o bacalhau e acrescente a nata ou creme de leite fresco e a salsa fresca, tampe a panela e deixe em fogo baixo por alguns minutos para a nata aquecer, mas não deixe ferver ou ela poderá talhar.

Para finalização no forno: em uma travessa, coloque uma camada de batata e cebola, uma camada de bacalhau e repita o processo até acabar os ingredientes, coloque a nata ou creme de leite fresco, leve ao forno pré-aquecido 180ºC por 20 minutos, antes de servir, acrescente a salsa fresca picada.

Para dessalgar, é ideal deixar na água oito horas para cada centímetro de altura do peixe, ou seja, se seu pedaço de bacalhau tiver três centímetro de altura, serão necessárias 24h para dessalgar. Faça o processo, deixando sempre na geladeira trocando a água periodicamente. Como saber se o bacalhau está dessalgado? Provando, sim, é preciso provar, mas prove uma lasca no centro do peixe, porque é a última parte a perder o sal. Entre o processo de dessalga e cozimento do bacalhau, ele pode ser escaldado, para isso, ferva uma panela de água, assim que iniciar a fervura, desligue o fogo, coloque o bacalhau dentro e deixe tampado por 20 minutos, esse processo encurta o tempo de cozimento final.

 

SALMÃO AO MOLHO DE MARACUJÁ

Rendimento: 05 Porções

Ingredientes

1kg Filé de salmão
500ml Suco de maracujá sem açúcar ou a polpa fruta
50g Manteiga
25g Amido de milho
150ml Vinho branco
Açúcar, Azeite de Oliva
Pimenta e Sal a Gosto

Modo de Preparo

Tempere o salmão com sal e pimenta, grelhe o peixe em uma frigideira com um fio de azeite e reserve. Deglace a frigideira com o vinho branco (deglaçar é acrecentar um líquido, geralmente bebida alcoólica, na panela para extrair o sabor do alimento que foi preparado anteriormente). Em seguida, acrescente o suco/ou a polpa da fruta e espesse com a farinha. Acrescente a manteiga e o açúcar para finalizar o molho. Cozinhe por alguns minutos. Volte o salmão para a frigideira e finalize o cozimento.

 

PEIXE NO ENVELOPE

Categoria: Peixes | Rendimento: 05 Porções

Ingredientes

1kg Filé de Peixe da sua preferência
Papel manteiga
150g Cenoura
150g Pimentão vermelho
100g Cebola
200ml Vinho Branco
Ervas frescas
Azeite extra virgem
Alcaparras, azeitonas e outros elementos a gosto
Pimenta e Sal a Gosto

Modo de Preparo

Corte o peixe em pedaços e retire eventuais partes escuras ou pele. Corte os legumes em tirinhas e frite-os rapidamente em uma frigideira com azeite de oliva e as conservas escolhidas. Tempere levemente com sal e pimenta, finalize com o vinho e deixe o álcool evaporar. Dobre uma folha de 50 cm de papel manteiga ao meio. Coloque o filé no centro da folha e temperar com sal e pimenta. Acrescente os legumes cozidos e as ervas frescas, adicione o caldo restante da frigideira. Finalize com um fio de azeite e leve para assar em forno pré-aquecido 180ºC. por aproximadamente  20 minutos. Abra o envelope somente na hora de servir.

 

RISOTO PARMEGGIANO

Rendimento: 5 Porções

Ingredientes

400g Arroz arbóreo ou carnaroli
1cl Cebola picada finamente
1,5L Caldo de legumes
100g Parmesão
80g Manteiga
Sal e pimenta a gosto
Azeite de oliva

 

Modo de Preparo

Ferva o caldo em uma panela. Em outra panela, dourar a cebola, acrescente o arroz e deixe tostar rapidamente. Quando estiver tostado, acrescente o vinho branco e deixe evaporar todo o álcool. Cozinhe o risoto acrescentando o caldo aos poucos. Quando o risoto estiver pronto desligue o fogo e acrescente o queijo e a manteiga mexendo bem. Essa receita é de um risoto base, o mesmo pode ser preparado com diversos condimentos. Por exemplo, para um risoto de camarão, frite os camarões na panela e reserve, faça todo o processo do risoto descrito acima e, apenas no final, retorne os camarões à panela. Essa dica pode ser aplicada com vários tipos de proteínas e ingredientes.

 

Acompanhamentos:

As receitas podem ser servidas acompanhadas de arroz branco, salada verde, legumes assados ou confitados. Confitar consistem em cozinhar algum alimento mergulhado em óleo por um longo tempo e baixas temperaturas.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais