Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Conmebol muda regra, e campeão da Copa do Brasil pode ficar fora da Libertadores

por Marco Aurélio Santana
Foto: Divulgação

A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) divulgou nesta terça-feira as novas Condições de Elegibilidade de Clubes para disputa da Libertadores 2020 e Copa Sul-Americana 2020.

As novas regras são as seguintes:

a) Ter se classificado para a competição por mérito esportivo

b) Não estão cumprindo uma sanção ou suspensão que a critério da Conmebol o impossibilite de participar da Libertadores ou da Sul-Americana

c) Ter obtido a Licença de Clubes da Conmebol expedida por sua associação membro

d) Estar disputando o torneio nacional de sua associação membro na divisão principal da competição em 2020 (ou seja, não ter sido rebaixado no torneio nacional)

e) Emitir em tempo hábil a Carta de Conformidade e Compromisso

Entre as alterações, a que mais chama a atenção é o item d, que não permite que um time que tenha sido rebaixado em 2019 dispute a Libertadores ou a Sul-Americana já em 2020.

Ou seja: caso o campeão da Copa do Brasil 2019 seja rebaixado no Campeonato Brasileiro 2019, ele será impedido de jogar a Libertadores na próxima temporada pela Conmebol.

Além disso, clubes como Paysandu, Sampaio Corrêa e Juventude, que atualmente militam na Série C, não terão permissão para jogar a Libertadores 2020 caso ganhem a Copa do Brasil, pois estarão no máximo na Série B no ano que vem.

Caso essa mudança já estivesse em vigor há alguns anos, o Palmeiras teria sido cortado da Libertadores 2013, por exemplo, já que o Verdão ganhou a Copa do Brasil 2012, mas acabou caindo no Brasileirão 2012.

Dessa forma, o clube palestrino jogou a Libertadores 2013 mesmo estando na Série B.

No futebol brasileiro, ainda houve casos como os do Santo André e do Paulista de Jundiaí, que foram campeões da Copa do Brasil e jogaram o maior torneio continental da América do Sul, mesmo estando em divisões inferiores em seu próprio país.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais