Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Brasil está na meta de ser 5º em medalhas, diz presidente do Comitê Paralímpico

por Ana Lúcia Jacomini

Matéria publicada pela Agência Brasil

Daniel Dias conquistou uma das medalhas de ouro que mantiveram o Brasil entre as cinco primeiros no ranking da Paralimpiada Rio 2016
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons, disse hoje (9) que o Brasil continua dentro da meta de ser o quinto colocado em medalhas na Paralimpíada. Acima do Brasil no segundo dia dos jogos estão China, Grã-Bretanha, Ucrânia e Estados Unidos.

Daniel Dias conquistou uma das medalhas de ouro que mantiveram o Brasil entre as cinco primeiros no ranking da Paralimpiada Rio 2016Fernando Frazão/Agência Brasil

"A gente terminou o primeiro dia em quinto lugar, dentro da meta, e termina o segundo dia de competição também em quinto lugar, dentro da meta", disse Parsons. O dirigente também chamou a atenção para o desempenho de atletas jovens como os nadadores Caio Oliveira, que chegou perto do pódio, e Ítalo Pereira, que saiu com o bronze.  "Algumas coisas mostram que a gente apostou no caminho correto, que não é só viver do Daniel Dias e do André Brasil".

Parsons tambem comentou a venda de ingressos dos jogos, que pode superar a edição de Pequim e se tornar a segunda maior da história. Amanhã, o Parque Olímpico pode receber seu maior público, de 160 mil pessoas, que supera todos os dias olímpicos e paralímpicos.  "Vai ser um dia para testar a capacidade do Parque", disse, que explica essa lotação pelas possibilidades de medalha e pelo fato de ser o primeiro sábado do evento.

A venda de ingressos, disse Parsons, demorou a deslanchar, mas teve uma resposta forte depois do fim dos Jogos Olímpicos. "A gente não esperava que fosse ser tão tarde. [Achávamos que seria], no máximo, na segunda semana dos Jogos Olímpicos. Mas as pessoas começaram a comprar a segunda semana dos olímpicos e não os paralímpicos. Isso empurrou a compra para quando acabaram os Jogos Olímpicos", explicou.

Avalanche chinesa

O presidente do comitê também avaliou o desempenho da delegação chinesa, que conquistou cinco ouros com recordes mundiais apenas na noite de hoje na natação, além de ter ocupado as três posições do pódio em duas provas. A China está em primeiro lugar no quadro de medalhas, com 20 ouros, oito a mais do que a segunda colocada, a Grã-Bretanha.

"Eles têm muito mais recursos que todos os países. O centro que a gente está inaugurando em São Paulo e foi uma inovação, eles têm uma rede deles. Têm 200 milhões de pessoas com deficiência. Durante muito tempo, vai ser difícil competir com a China".

Parsons explicou que os resultados chineses na natação não surpreendem, mas, sim, os nomes que os conquistam. A China adota uma estratégia de competir apenas internamente e participar de competições internacionais somente para garantir as vagas paralímpicas, o que faz com que seus atletas surjam como grandes revelações. "Quando eles chegam, é essa avalanche".

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais