Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Holanda testa árbitro de vídeo. Fifa aprova

por Daniel Lucas Rodrigues
Foto: Divulgação

A discussão do uso de tecnologia no futebol sempre volta quando há um erro de arbitragem que prejudica uma equipe ou outra. E isso vem acontecendo cada vez mais. Só que a mudança que pode afetar o futebol em todo o mundo está começando na Holanda.

O projeto que utiliza um árbitro de vídeo começou em 2011. Em 2013, começaram as conversas com a Fifa, antes mesmo de iniciarem os testes, em 2014. A primeira fase foi chamada de "offline". Isso porque um árbitro assistia aos jogos, mas sem se comunicar com o juiz que estava em campo. Neste momento, os holandeses puderam perceber quais eram os lances mais fáceis e os mais difíceis de haver interferência. Então, concluíram que seria impossível intervir em todo tipo de jogada. E foram definidas quatro situações em que o recurso poderia ser usado. São elas: irregularidades em gols, decisões sobre marcações de pênaltis, aplicações de cartões vermelhos direto e revisões de punições. 

Mas o processo é lento porque qualquer alteração nas regras do futebol devem ser aprovadas pela International Football Association Board (IFAB, sigla em inglês), órgão da Fifa que regulamenta as mudanças no esporte. A segunda fase foi apresentar os resultados obtidos no primeiro momento para convencer a International Board e a Fifa, o que só aconteceu em março deste ano, quando foram autorizados os testes. 

E a Holanda mais uma vez saiu na frente. Desde setembro deste ano, o futebol do país conecta o árbitro de vídeo ao que está no campo. O assistente fica numa cabine, que pode ser dentro do estádio ou numa van, e de lá a equipe assiste ao jogo, coordena os replays e se comunica diretamente com o árbitro do campo.

Fonte: globoesporte.com

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais