Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Série de reportagens apresenta os resultados apontados por pesquisa da longevidade em Veranópolis

por Isadora Helena Martins

Estudos coordenados pelo médico Emílio Moriguchi na cidade gaúcha completa, em 2019, seus 25 anos e chama a atenção de pesquisadores de diversos países

Foto: Divulgação

A partir desta segunda-feira (05), os ouvintes e internautas da Tua Rádio São Francisco de Caxias do Sul (560AM) poderão acompanhar a série de reportagens intitulada “Longevidade: Os 25 anos da pesquisa que desafiou os moradores de Veranópolis”. A série de reportagens produzidas pelo jornalista e repórter Tales Giovani Armiliato está dividida em três partes. No percurso jornalístico das matérias, Armiliato destaca e prioriza os depoimentos de diferentes personagens, os conhecidos nonos e nonas, que ultrapassaram a marca dos 80 anos vivendo na pacata cidade de Veranópolis com pouco mais de 24 mil habitantes, localizada na encosta do Rio das Antas, na Região da Serra Gaúcha. Com entrevistas caracterizadas pelo humor e alegria, o repórter consegue retirar de seus entrevistados “as melhores respostas” para uma pergunta essencial: “Por que as pessoas vivem mais na conhecida Terra da Longevidade?”. No caminho de gargalhadas e dos momentos de emoção em virtude das dificuldades encontradas na trajetória da vida, os entrevistados dizem a Armiliato que tudo pode ser superado através do trabalho, da família e da religião. Caso recordado pela dona de casa e aposentada, Ozana Ferronato Moro, de 94 anos, que vê na religião e de forma especial, na reza do rosário, a grande força para enfrentar qualquer dificuldade na vida. “Em primeiro lugar faço muitas orações. Eu rezo todos os dias o rosário e escuto a missa na televisão. É preciso fazer sempre o bem”, completa a viúva que não esquece do marido, dos sete filhos, 14 netos e 8 bisnetos.

A série de reportagens também aborda as explicações científicas que importantes pesquisadores, de renome nacional e internacional, direcionam para a vivência de tantas pessoas que moram em Veranópolis passarem pelos 80, 90 e até 100 anos. As reportagens têm como foco principal as comemorações, em 2019, pelos 25 anos de um dos mais importantes estudos sobre a longevidade no País que tem a frente o coordenador do Projeto Veranópolis Estudos em Envelhecimento Longevidade e Qualidade de Vida e chefe do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (RS) da Medicina Interna, Emilio Moriguchi. Como a academia pode explicar os motivos por uma vivência longa na cidade de Veranópolis, mas não só isso, o que de fato essa pesquisa com mais de duas décadas apresenta em relação aos estudos iniciados no município em 1994. Além dele, outras vozes dão importância a série de reportagens como a do gerontólogo e presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil, Alexandre Kalache. O médico carioca, que é considerado um dos mais importantes especialistas em envelhecimento do mundo. Há mais de 40 anos, defende com paixão que “envelhecer é bom, morrer cedo é que não presta”. Ainda, entrevista com a presidente do Departamento Nacional de Gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e pesquisadora da Universidade de Caxias do Sul (RS), professora Vania Herédia.

Com trilhas, efeitos e batidas sonoras que retratam a construção de uma identidade italiana, da origem dos primeiros imigrantes que chegaram a Serra Gaúcha, as reportagens trabalham a emoção dos personagens entrevistados como meio de narração que envolve o decorrer dos depoimentos com uma linguagem-documentário da vivência de cada um e, especialmente, da forma humanitária que faz a diferença na vivência dos moradores e pesquisadores do case “longevidade” na cidade de Veranópolis.

As reportagens serão exibidas em quatro diferentes momentos da programação da emissora caxiense. Durante o programa Conectado (entre 7h e 9hs), No Ponto (entre 12h e 13h), Encontro Certo (entre 18h e 19h) e Tua Essência (entre 20h e 24h). Você sintoniza a Tua Rádio São Francisco pelo 560 AM, no site tuaradio.com.br, pelas redes sociais no facebook, instagram e twitter @redetuaradio, Canal 300 da NET e aplicativo da Tua Rádio.

Ouça a série completa nos links:  PARTE 1   |   PARTE 2   |   PARTE 3

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais