Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Abertas as inscrições para o processo seletivo do IFRS

por Almeri T Angonese

As inscrições são para novas turmas de ensino médio e curso superior

Foto: Divulgação

Está aberto o processo seletivo 2021 para ingressar no ensino médio com curso técnico concomitante ou ensino superior no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Para ensino superior, são oferecidos cursos tecnológicos como TPG (Tecnologia em Processos Gerencias), Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Para o Campus Veranópolis, estarão disponíveis 25 vagas para o ensino médio, 10 vagas para TPG e 7 vagas para Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Processo seletivo para 2021

As inscrições iniciaram no dia 22 de março e vão até dia 04 de abril, os editais com orientações aos candidatos foram publicados no primeiro dia das inscrições.  Todos os 17 campi da instituição espalhados pelo estado irão abrir vagas, totalizando aproximadamente 1900 vagas. Essas vagas são divididas entre, cursos técnicos integrados e concomitantes ao ensino médio, cursos técnicos subsequentes ao ensino médio, cursos superiores de graduação e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Os editais com o detalhamento do processo, a lista de cursos e vagas e outras informações estão publicadas no site ingresso.ifrs.edu.br. Em razão do agravamento da pandemia de Covid-19, a instituição optou pela não realização de provas presenciais, como ocorre tradicionalmente.

A seleção será feita da seguinte forma:

Para os cursos técnicos integrados e concomitantes ao ensino médio, o ingresso será exclusivamente por sorteio público.

Para os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio, serão destinadas 50% das vagas para ingresso por sorteio e 50% das vagas para ingresso com nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), podendo os candidatos utilizarem os resultados obtidos no Enem desde o ano de 2010. Então, o candidato poderá optar se quer concorrer via sorteio, via nota do Enem ou pelas duas formas.

Para os cursos superiores de graduação, será utilizada exclusivamente a nota do Enem, sendo aceitas pontuações obtidas desde o ano de 2010.

A reserva de vagas para candidatos oriundos de escolas públicas será de 80%, tanto nos cursos de ensino médio quanto nos de graduação.

Este processo não terá cobrança de taxa de inscrição para os candidatos.

Sobre as inscrições:

No site ingresso.ifrs.edu.br, estão publicados os editais do PS, documentos com o detalhamento da seleção. É muito importante que os candidatos leiam com atenção o edital referente ao tipo de curso que pretende fazer.

As inscrições do Processo Seletivo (PS) 2021 do IFRS ocorrem de forma totalmente on-line. O link está disponível também no site ingresso.ifrs.edu.br. O candidato precisa ter um CPF e um RG próprios para se inscrever (não pode ser com o número de documento dos pais, por exemplo). Não há cobrança de taxa de inscrição.

Sobre o site ingresso.ifrs.edu.br

No site do Processo Seletivo (PS) 2021 do IFRS, os candidatos podem conferir a lista de cursos e vagas ofertadas neste PS em cada um dos 17 campi*. Há também uma lista com Perguntas Frequentes na capa do site, além de mais informações sobre cotas e verificação étnico-racial.

Na página “Cursos/Tipos de curso” do site, é possível ter mais informações sobre o que são cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes ao ensino médio e os diferentes tipos de cursos superiores de graduação.

Cronograma prévio

  • Publicação dos editais com o detalhamento do processo – 22 de março de 2021
  • Inscrições do processo seletivo – 22 de março a 4 de abril de 2021
  • Sorteio público – 15 e 16 de abril de 2021. O sorteio será realizado por meio de sistema eletrônico, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do IFRS.
  • Matrículas – primeira quinzena de maio/2021

Para mais informações, os interessados em participar do próximo processo de ingresso de estudantes podem seguir acompanhando os canais de comunicação institucionais, como o site ifrs.edu.br e as páginas nas redes sociais.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais