Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Pesquisa do SINEPE/RS aponta aumento de quase 30% na inadimplência dos estudantes matriculados no ensino privado.

por Eduardo Borile Junior

Números representam elevação de 27,5% na inadimplência da Educação Básica e 26,4% no Ensino Superior, na comparação com mesmo período de 2015

Essa é a primeira vez que o índice de inadimplência supera os dois dígitos na Educação Básica do Estado.
Foto: EBC | Divulgação

A inadimplência dos estudantes em instituições particulares de ensino fundamental, médio e superior acumula, em 2016, o maior índice já registrado no Estado. Conforme dados do Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (SINEPE/RS), 11,5% dos estudantes matriculados na Educação Básica estão inadimplentes. Na Educação Superior, o índice indica um aumento de 13,4%.

Os números representam elevação de 27,5% na inadimplência da Educação Básica e 26,4% no Ensino Superior, na comparação entre julho desse ano e o mesmo mês de 2015. De acordo com o presidente do SINEPE/RS, Bruno Eizerik, essa é a primeira vez que o índice de inadimplência supera os dois dígitos no Estado (ouça em áudio).

O presidente do SINEPE/RS acredita que a partir de novembro esses índices apresentem redução, principalmente no Ensino Superior. Bruno Eizerik celebra a aprovação do projeto de lei que libera crédito extraordinário no valor de R$ 702,5 milhões para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) (ouça em áudio).

Ainda conforme o SINEPE/RS, 62,7% das instituições privadas, da Educação Básica, e 92,3%, do Ensino Superior, registrou aumento em 2016. O levantamento considerou 98 instituições estaduais privadas, sendo 85 do Ensino Básico e 13 do Ensino Superior. A lei 9.870, de 1999, regulamenta no artigo 6º que o desligamento do aluno por inadimplência pode ocorrer somente no final do ano letivo.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais