Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Secretária de Educação afirma que nenhuma escola foi fechada por surto de Covid-19 em Veranópolis

por Ana Júlia Griguol
Foto: Letícia Fracasso/ Prefeitura de Veranópolis

Após o compartilhamento de mensagens em grupos de WhatsApp, afirmando o fechamento de escolas de educação infantil em Veranópolis em decorrência de surtos de Covid-19, a Secretária Municipal de Educação, Izabel Cristina Durli Menin, desmentiu a informação durante entrevista na Tua Rádio Veranense, nesta quinta (20). Ela disse que os rumores confundem a comunidade. “Sempre que há uma notícia falsa, circulando pelos grupos de Whats, sempre causa uma confusão na comunidade escolar. Mas, nós continuamos pedindo que os pais e a comunidade escolar procurem as notícias nos meios oficiais de divulgação’”.

Conforme Izabel, em duas escolas de educação infantil do município, quatro casos de Covid-19 foram confirmados e, os mesmos, são casos distintos. Desta forma, os alunos e professores diagnosticados foram afastados e, as respectivas turmas de cada foram suspensas durante 14 dias. Seguindo o protocolo estabelecido no município, apenas as turmas estão suspensas e não a escola num todo. Ainda, Izabel informou que a Secretaria de Saúde está monitorando os familiares e contactantes para acompanhar a evolução do quadro.

Para a Secretária, o cenário era aguardado, considerando que toda a sociedade vive um momento pandêmico. “A escola não é um ponto isolado no local. A escola está inserida dentro de um contexto e esse contexto acaba entrando na escola. Por isso estabelecemos protocolos e respeitamos as orientações da saúde, a fim de evitar possíveis surtos.” Izabel afirmou que os os protocolos preconizam condutas de manejo diante dos casos isolados e sobre o fechamento total de uma escola, por ser uma situação de saúde pública, a avaliação da conduta é feita em conjunto com a Secretaria Municipal da Saúde.

No momento, não há previsão de fechamento de escolas na rede municipal de ensino, mas, a Secretária afirmou que a situação varia com muita rapidez e, por isso, a avaliação é feita diariamente em cada instituição.

Aumento pela procura de atendimento na Unidade Sentinela por crianças e adolescentes

Desde 28 de abril, quando houve o retorno presencial das aulas, há uma procura maior por atendimento na Unidade Sentinela por parte de crianças e adolescentes. Para a Secretária, essa realidade não se deve apenas ao retorno das aulas, mas sim a realidade na qual a criança está inserida, considerando a sua rede de convivência, outras atividades que participa e, especialmente, a flexibilização de outros setores que influencia na vida das famílias.

Izabel afirmou que, neste mesmo período, antes da pandemia, o número de crianças que apresentavam infecções respiratórias era maior do que no restante do ano, considerando as condições climáticas da estação. “Essa característica de criança apresentar infecção respiratória neste período, sempre esteve presente na educação infantil” afirma a Secretária.

Em Veranópolis, 64% dos alunos optaram por retornar presencialmente às aulas. Pelo retorno significativo dos alunos, a Secretária destacou a importância dos pais ou responsáveis observarem sintomas nas crianças ou nas demais pessoas que convivem no ambiente familiar. “Ao ter qualquer familiar positivado ou contactante, não mande seu filho para a escola, isso implica diretamente no andamento de uma turma inteira. Criança com qualquer sintoma gripal tem que ir ao médico! Criança doente não vai para a escola!", conclui Izabel.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais