Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

IFRS Campus Veranópolis realiza pesquisa para abertura de novas turmas de ensino médio com especialização técnica

por Almeri T Angonese

Além disso, será aberto um novo processo seletivo para ingresso no ensino médio com curso técnico concomitante e cursos superiores.

Foto: Dirceu Tedesco/ Tua Rádio Veranense

O diretor geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Veranópolis, Daniel De Carli, informa que será aberto um novo processo seletivo, que ocorre de 22 de março até 04 de abril. O processo será para ingresso no ensino médio e curso técnico em administração, cursos tecnológicos como TPG (Tecnologia em Processos Gerencias), Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Para o Campus Veranópolis, estarão disponíveis 25 vagas para o ensino médio, 10 vagas para TPG e 7 vagas para Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Além disso, ele informa que está sendo realizada uma pesquisa com empresas da região, buscando saber qual a demanda para abertura de novas turmas de ensino médio com curso técnico concomitante. De acordo com ele, a perspectiva é para que em 2022 haja a oferta de um novo curso integrado com ensino médio, está sendo feito um trabalho de planejamento e amparo legal e autorização institucional para viabilização dessa turma. Atualmente, o IFRS Campus Veranópolis, oferece o curso de ensino médio integrado com curso técnico em administração. Nessa modalidade, são ofertadas as disciplinas regulares do ensino médio de acordo com o MEC e disciplinas do curso técnico em administração.

De acordo com ele, cerca de 40 empresas responderam a pesquisa para viabilização do novo curso. Esse curso precisa ter aprovação do Conselho Superior da instituição, nesse momento está sendo desenvolvido o plano pedagógico do novo curso. As demandas da microrregião apresentadas pela pesquisa são de automação, mecânica e metalurgia. O diretor reforça a possibilidade de verticalização dos cursos, ou seja, é possível ingressar no ensino médio e curso técnico em administração, por exemplo, e seguir no curso superior em administração.

Processo seletivo para 2021

As inscrições abrem no dia 22 de março e vão até dia 04 de abril, os editais com orientações aos candidatos serão publicados no primeiro dia das inscrições.  Todos os 17 campi da instituição espalhados pelo estado irão abrir vagas, totalizando aproximadamente 1900 vagas. Essas vagas são divididas entre, cursos técnicos integrados e concomitantes ao ensino médio, cursos técnicos subsequentes ao ensino médio, cursos superiores de graduação e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Em função da pandemia Covid-19, não haverá provas presenciais como ocorre tradicionalmente. A seleção será feita da seguinte forma:

  • Para os cursos técnicos integrados e concomitantes ao ensino médio, o ingresso será exclusivamente por sorteio público.
  • Para os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio, serão destinadas 50% das vagas para ingresso por sorteio e 50% das vagas para ingresso com nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), podendo os candidatos utilizarem os resultados obtidos no Enem desde o ano de 2010. Então, o candidato poderá optar se quer concorrer via sorteio, via nota do Enem ou pelas duas formas.
  • Para os cursos superiores de graduação, será utilizada exclusivamente a nota do Enem, sendo aceitas pontuações obtidas desde o ano de 2010.
  • A reserva de vagas para candidatos oriundos de escolas públicas será de 80%, tanto nos cursos de ensino médio quanto nos de graduação.
  • Este processo não terá cobrança de taxa de inscrição para os candidatos.

 

Cronograma prévio

 

  • Publicação dos editais com o detalhamento do processo – 22 de março de 2021
  • Inscrições do processo seletivo – 22 de março a 4 de abril de 2021
  • Sorteio público – 15 e 16 de abril de 2021. O sorteio será realizado por meio de sistema eletrônico, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do IFRS.
  • Matrículas – primeira quinzena de maio/2021

 

Para mais informações, os interessados em participar do próximo processo de ingresso de estudantes podem seguir acompanhando os canais de comunicação institucionais, como o site ifrs.edu.br e as páginas nas redes sociais.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais