Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Campus Veranópolis do IFRS realiza cerimônia para marcar o início do ano letivo

por Davi Trintinaglia

Unidade realiza os cursos técnicos em Administração e em Informática

Foto: Divulgação/Prefeitura

Teve início na segunda-feira, 15 de fevereiro, o ano letivo dos primeiros cursos técnicos do Campus Veranópolis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). A cerimônia contou com a presença do prefeito Carlos Alberto Spanhol, secretários municipais, vereadores, diretores, professores e alunos do IFRS, no Campus localizado na BR 470, km 172, em Sapopema.

Na ocasião foram dadas boas-vindas às primeiras turmas selecionadas para os cursos técnicos em Administração e em Informática. Em seu discurso, o prefeito demonstrou orgulho ao se referir ao Campus como sonho regional. “ Este é um sonho regional que vai se tornando realidade para 14 municípios da nossa região, com ensino superior, de qualidade e gratuito”.

Spanhol ainda citou o trabalho do diretor Fábio Augusto Marin, falecido em outubro de 2015 e que esteve à frente do educandário durante todo processo de implantação. “Fica o nosso agradecimento ao sempre dedicado e incansável Fábio Marin, que não mediu esforços para conduzir este campus a este momento. Por fim, tenho a certeza que o coletivo foi valorizado e a oportunidade foi dada para todos aprenderem”, disse.

Ambos os cursos são subsequentes ao Ensino Médio, com aulas no turno da noite. No total, são 50 vagas. Atualmente, o campus está em processo de matrículas das vagas remanescentes. O IFRS é uma instituição pública de ensino, por isso oferta cursos gratuitos, com a qualidade do ensino federal.

 

Sobre os cursos:

O Técnico em Administração terá duração de três semestres, com aulas diárias das 19h às 22h35min, totalizando 1.000 horas/aula. Tem como objetivo formar um cidadão capaz de articular teoria à prática, demonstrando conhecimentos, habilidades e atitudes para atuar junto ao setor de administração de organizações ou como gestor do seu próprio negócio, com capacidade de executar processos e rotinas administrativas, além de avaliar e auxiliar na tomada de decisões. Trata-se de um profissional capaz de executar funções de apoio administrativo, de operar sistemas de informações gerenciais, utilizar ferramentas de informática básica, assim como dar suporte às operações organizacionais.

O Técnico em Informática terá duração de quatro semestres, também com aulas diárias das 19h às 22h35min, totalizando 1.400 horas/aula. O profissional desenvolve softwares, seguindo especificações e paradigmas da lógica e das linguagens de programação. Utiliza ambientes de desenvolvimento de desenvolvimento de sistemas, códigos operacionais e banco de dados. Realiza testes e executa manutenção de softwares e computadores implantados, entre outras atividades.

 

Sobre o campus

Depois de seis anos de tratativas, a implantação do Campus Veranópolis do IFRS foi aprovada pelo Ministério da Educação em 11 de março de 2014. No segundo semestre do mesmo ano, passou a oferecer cursos rápidos (de Espanhol Básico) e deu início a discussões com a comunidade sobre alternativas para a oferta futura de cursos técnicos de níveis médio e superior.

Posteriormente, passou a oferecer também os cursos de extensão em Informática e em Robótica. No final de 2015, ofereceu vagas no processo seletivo para seus primeiros cursos técnicos, em Administração e em Informática, na modalidade subsequente.

A unidade tem o objetivo de beneficiar a comunidade da microrregião, que abrange aproximadamente 20 municípios da Serra Gaúcha, descentralizando o ensino federal público e gratuito e, dessa forma, estimulando a permanência das pessoas em seu local de origem, o desenvolvimento econômico e social das comunidades do entorno.

O campus está implantado na área em que funcionava o Colégio Agrícola do município, com 4,7 hectares, doada pela Prefeitura para o IFRS.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais