Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Trabalho de Conclusão de Curso é base para a escrita de artigo destacado pela Universidade de Caxias do Sul

por André Fabio Bresolin

Sheirla Maria Lazzarotto Gallina realizou profundo estudo e aponta caminhos para resolução de conflitos no ambiente escolar

O referido Trabalho de Conclusão do Curso de Bacharelado em Direito, objetivou produzir conhecimento sobre aspectos relevantes no cenário social/educacional atual
Foto: Divulgação

Formada em Pedagogia e Direito pela Universidade de Caxias do Sul, com especialização em Orientação, Supervisão e Orientação Escolar, a então estudante de Direito Sheirla Gallina tinha o objetivo de realizar um trabalho de pesquisa e estudo unindo as duas áreas do conhecimento, em sua Conclusão de Curso em 2018. Diante dos desafios de um mundo em conflito e da crescente violência entre jovens, nos ambientes escolares e na sociedade, viu a possibilidade de colocar em prática seus estudos abordando a “Justiça Restaurativa na Esfera Educacional: uma alternativa para a resolução de conflitos”. O referido Trabalho de Conclusão do Curso de Bacharelado em Direito realizado em 2017, foi orientado pela Profª Drª Maristela Pedrini e objetivou produzir um conhecimento pertinente sobre aspectos tão relevantes no cenário social/ educacional atual.

Com a definição do tema, Sheirla mergulhou em um universo de pesquisa, estudos de campo, experiências transformadoras e muitas inspirações para restabelecer a harmonia dos relacionamentos, a partir da mediação nos ambientes escolares. Encontrou pessoas que dedicam sua vida à uma cultura de paz e redigiu um trabalho que foi não só seu passaporte para a formatura, como um meio de divulgar caminhos que possam ser trilhados por todos aqueles que têm este objetivo. O TCC de Sheirla transformou-se em um artigo apresentado na III Jornada da Paz, realizada pela UCS no ano 2017. A produção foi publicada num E-book produzido pela Universidade de Caxias do Sul através do NID Núcleo de Inovação e Desenvolvimento Educação e Cultura de Paz, intitulado "Práticas educativas e cultura de paz", disponível em https://www.ucs.br/site/mid.


Outro desdobrando do trabalho, foi a participação na IV Jornada da Paz, também na Universidade de Caxias do Sul , no ano 2018, em que foi apresentado um dos conceitos trabalhados na Pesquisa “ Justiça como valor”, tendo sua publicação nos anais da referida Jornada https://www.ucs.br/site/ midia/arquivos/ebook-edc-meio- ambiente.pdf<!--EndFragment-- !--EndFragment-->

Também, juntamente com sua orientadora, teve seu trabalho aprovado para ser apresentado no Evento 50 anos da Pedagogia do Oprimido: Celebrando Paulo Freire, na Universidade do Porto, em Portugal, no ano 2018.

“Esse é um dos papéis da Universidade, proporcionar a produção de conhecimentos que venham a contribuir para a transformação da realidade”, destaca a profª Maristela, orientadora do trabalho, pontuando elogios à trajetória acadêmica de Sheirla Maria, pelos contributos à área jurídica e educacional, através do estudo que se propôs a desenvolver, transpondo a formalidade acadêmica para que os conhecimentos e achados da pesquisa se tornem impulsos na solução de problemas do cotidiano.

A publicação e o reconhecimento do trabalho entusiasmam a egressa formada em Direito e Pedagoga a implantar o resultado de seu estudo de forma prática em escolas, entidades e instituições. Sheirla acrescenta. "Sempre estive ligada à Pedagogia e dentro do curso de bacherel em direito avistei a oportunidade de fazer o trabalho de conclusão do curso buscando conceitos inovadores que pudessem divergir da cultura de litígio e exercitar a cultura da paz, conceito contemporâneo trazido principalmente pelo CPC 2015."

Informações


Implantar a metodologia proposta pelo trabalho traz resultados positivos já comprovados por meio dos estudos que a autora realizou, com visitas a escolas da região, acompanhamento dos resultados do projeto “Cultura de Paz” na escola estadual Bandeirante, entre muitas outras ações que beneficiaram os ambientes onde a Justiça Restaurativa foi inserida.
Se você quiser saber mais sobre o assunto, entre em contato pelo email [email protected] ou (54) 3443 2212, UCS Campus Guaporé.

Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM
Rede Scalabriniana de Comunicação
Siga-nos no Instagram: @rdauroraguapore

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais