Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Campus Veranópolis do Instituto Federal inicia as aulas dos primeiros cursos técnicos

por Davi Trintinaglia

Qualificações são subsequentes de Administração e Informática

Foto: Divulgação/IFRS

Um evento de acolhida aos alunos marcará o início do ano letivo dos primeiros cursos técnicos do Campus Veranópolis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Será nesta segunda-feira, 15 de fevereiro, às 19h, no Campus localizado na BR-470, km 172, bairro Sapopema.

São as primeiras turmas selecionadas para os cursos técnicos em Administração e em Informática, ambos subsequentes ao Ensino Médio, com aulas no turno da noite. No total, são 50 vagas. Atualmente, o campus está em processo de matrículas das vagas remanescentes. O IFRS é uma instituição pública de ensino, por isso oferta cursos gratuitos, com a qualidade do ensino federal.

Conforme o diretor-geral interino do campus, Daniel de Carli, Administração e Informática foram identificadas como demandas para qualificação na região a partir de uma série de reuniões com representantes de entidades empresariais. “Com parte das matrículas já concluídas, estamos traçando o perfil dos nossos alunos. Muitos estudantes do Técnico em Administração são proprietários ou trabalhadores de empresas da região, que estão aproveitando a oportunidade para voltar a estudar e se qualificar. No caso de Informática, boa parte são egressos recentes do Ensino Médio.”

No planejamento futuro do campus está a oferta de novas vagas nos dois cursos e também a implantação de um curso superior em Informática. O campus pretende também manter a oferta dos cursos de extensão em Robótica (módulos 1 e 2) e em Espanhol. Todas as informações podem ser acompanhadas pelo site expansao.ifrs.edu.br e pela página do Facebook “IFRS-Campus Veranópolis”.

 

Sobre os cursos

O Técnico em Administração terá duração de três semestres, com aulas diárias das 19h às 22h35min, totalizando 1.000 horas/aula. Tem como objetivo formar um cidadão capaz de articular teoria à prática, demonstrando conhecimentos, habilidades e atitudes para atuar junto ao setor de administração de organizações ou como gestor do seu próprio negócio, com capacidade de executar processos e rotinas administrativas, além de avaliar e auxiliar na tomada de decisões. Trata-se de um profissional capaz de executar funções de apoio administrativo, de operar sistemas de informações gerenciais, utilizar ferramentas de informática básica, assim como dar suporte às operações organizacionais.

O Técnico em Informática terá duração de quatro semestres, também com aulas diárias das 19h às 22h35min, totalizando 1.400 horas/aula. O profissional desenvolve softwares, seguindo especificações e paradigmas da lógica e das linguagens de programação. Utiliza ambientes de desenvolvimento de desenvolvimento de sistemas, códigos operacionais e banco de dados. Realiza testes e executa manutenção de softwares e computadores implantados, entre outras atividades.

 

Sobre o campus

Depois de seis anos de tratativas, a implantação do Campus Veranópolis do IFRS foi aprovada pelo Ministério da Educação em 11 de março de 2014. No segundo semestre do mesmo ano, passou a oferecer cursos rápidos (de Espanhol Básico) e deu início a discussões com a comunidade sobre alternativas para a oferta futura de cursos técnicos de níveis médio e superior. Posteriormente, passou a oferecer também os cursos de extensão em Informática e em Robótica. No final de 2015, ofereceu vagas no processo seletivo para seus primeiros cursos técnicos, em Administração e em Informática, na modalidade subsequente.

A unidade tem o objetivo de beneficiar a comunidade da microrregião, que abrange aproximadamente 20 municípios da Serra Gaúcha, descentralizando o ensino federal público e gratuito e, dessa forma, estimulando a permanência das pessoas em seu local de origem, o desenvolvimento econômico e social das comunidades do entorno.

O campus está implantado na área do Colégio Agrícola do município, com 4,7 hectares, doada pela prefeitura para o IFRS. As instalações ficam na BR-470, km 172, 6.500, bairro Sapopema.

 

Linha do Tempo do Campus Veranópolis

2008 - Começam as tratativas para a instalação de um campus do IFRS em Veranópolis.

13 de janeiro de 2014 - É realizada audiência pública para discutir possibilidades de o IFRS instalar-se no município.

11 de março de 2014 - O Campus Veranópolis é autorizado pelo Ministério da Educação a entrar em funcionamento a partir do segundo semestre do ano.

18 de março de 2014 - A Câmara de Vereadores de Veranópolis aprova o Projeto de Lei que autoriza a doação de área para a instalação do IFRS em Veranópolis.

16 de junho de 2014 - Em audiência pública, é oficializada a doação do imóvel para o campus, através da escritura pública.

4 de agosto de 2014 - Começam as aulas do primeiro curso do campus: Formação Inicial Continuada (FIC) de extensão em Espanhol Básico.

17 de novembro de 2014 – Têm início as aulas do curso de Cuidadora de Idosos, pelo Pronatec – Mulheres Mil, no município de Veranópolis/RS, em parceria com o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do município.

19 de novembro de 2014 - Começam as aulas do curso de Cuidadora Infantil, no município de Nova Bassano/RS, e as aulas do curso de Cuidadora de Idosos, em Serafina Corrêa/ RS, pelo Pronatec – Mulheres Mil, em parceria com os Cras desses municípios.

01 de dezembro de 2014 – Começam as aulas do curso de Operadora de Computador / Pronatec – Mulheres Mil, em Nova Prata/RS, em parceria como Cras da cidade.

20 de dezembro de 2014 – É realizado o primeiro encontro Mulheres Mil, no município de Nova Bassano.

06 de abril de 2015 – Começam as aulas do curso FIC de extensão em Espanhol Básico /2015.

09 de abril de 2015 – Começam as aulas do curso FIC de extensão em Espanhol Básico – nível II.

13 de abril de 2015 – Inicia-se o curso de Cabeleireira – Mulheres Mil (Pronatec) no município de Serafina Corrêa/RS, em parceria como Cras do município.

25 de abril de 2015 – É realizado o segundo encontro Mulheres Mil, em Veranópolis/RS.

01 de setembro de 2015 – Começa o curso FIC de extensão em Introdução à Robótica.

15 de fevereiro de 2016 – Começam as aulas dos primeiros cursos técnicos do campus: Técnico em Administração e Técnico em Informática, na modalidade subsequente ao Ensino Médio.

Ouça no áudio ao lado a entrevista com Daniel De Carli.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais