Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Vereadores estudantis indicam propostas voltadas à comunidade veranense

por Larissa Macena

As indicações poderão ser concretizadas após avaliação do Legislativo Municipal

Foto: Kid Sangali | Assessor de Imprensa da Câmara de Vereadores de Veranópolis

A Sessão Especial com os vereadores eleitos da Administração Estudantil foi realizada na manhã de sexta-feira (12), na Câmara de Vereadores de Veranópolis. Na ocasião, os jovens apresentaram suas propostas, que foram discutidas e votadas de forma semelhante as Sessões Oficiais do Legislativo.

As indicações propostas pelos estudantes serão avaliadas pelo Poder Legislativo e poderão ser encaminhadas ao Poder Executivo posteriormente.

Confira o que foi votado na Sessão da Administração Estudantil 2022:

VEREADOR ESTUDANTIL: Artur Reis Moreira (EMEF Irmão Jerônimo)
INDICAÇÃO:  Solicito ao Poder Executivo para que através de seu órgão competente, estude a possibilidade de criar um espaço de lazer para pessoas com deficiência.
JUSTIFICATIVA: Será de grande benefício para a comunidade Veranense um espaço de lazer, para que as famílias se reúnam.  Salientando que a convivência com a diversidade, nesse espaço, propicia a consciência de valores sociais.

Sabemos que a acessibilidade não acontece somente com um brinquedo. Por exemplo, caso seja um gira-gira ou balanço com plataforma, ambos para cadeirante, o acesso deve acontecer a partir da vaga para cadeirante; o banheiro em consonância com a ABNT 9050; rampas, corrimãos, pisos e acessos com chão íntegro, sem buracos nem pedras, de largura adequada; um banco para o acompanhante sentar que comporte a cadeira na lateral. Para as pessoas com deficiência visual, penso na acessibilidade também através do piso tátil; mapa em relevo do parque; brinquedos identificados em Braille.

VEREADORA ESTUDANTIL: Amanda Tonial (AVAEC)
INDICAÇÃO: Solicito ao Poder Executivo para que através de seu órgão competente, estude a possibilidade de construir uma ciclovia no município de Veranópolis.
JUSTIFICATIVA: As ciclovias contribuem para reduzir os acidentes que envolvem carros, motos e bicicletas, demarcando uma faixa especial para os ciclistas. Também encorajam o uso das bicicletas como meio de transporte, o que reduz o número de veículos pesados no trânsito e uso de combustíveis.

VEREADOR ESTUDANTIL: Francesco Rossi (Colégio São Luiz Gonzaga)
INDICAÇÃO: Solicito ao Poder Executivo para que através de seu órgão competente, estude a possibilidade de proporcionar aulas de educação sexual nas escolas do Município.
JUSTIFICATIVA: É importante que os alunos desde cedo conheçam seu corpo – cada faixa etária com uma forma de didática. Esse tipo de saber, pode proteger contra abuso sexual, evitar gravidez precoce e infecções sexualmente transmissíveis.

VEREADOR ESTUDANTIL: Luís Henrique Kaczanowiski (Colégio São Luiz Gonzaga)
INDICAÇÃO: Solicito ao Poder Executivo para que através de seu órgão competente, estude a possibilidade de proporcionar a conscientização da arte de rua ou urbana em todas as escolas. Competição municipal em categorias de declamação de poemas e cantos criados pelos alunos.
JUSTIFICATIVA: Muitos desconhecem a cultura da arte de rua ou tem preconceito. O objetivo dessa proposta é apresentar o que ela realmente significa e como pode contribuir para o desenvolvimento da criatividade e da expressão do jovem.

VEREADORA ESTUDANTIL: Isabely Tavares dos Santos (EMEF Irmão Artur Francisco)
INDICAÇÃO: Solicito ao Poder Executivo para que através de seu órgão competente, estude a possibilidade de construir uma nova creche no Bairro Sagrado Coração de Jesus.
JUSTIFICATIVA: Devido ao crescimento do Bairro Sagrado Coração de Jesus, seria importante a construção de uma creche, pois diminuiria a procura na EMEI Anita Dall Agnol Amantino, que está com muitas crianças.

VEREADORA ESTUDANTIL: Julia Tedesco (Colégio Regina Coeli)
INDICAÇÃO: Solicito ao Poder Executivo para que através de seu órgão competente, estude a possibilidade de formulação de campeonatos relacionados a diversas áreas do esporte.
JUSTIFICATIVA: É importante propiciar aos jovens, campeonatos desportivos relacionados não somente a vôlei e futebol e não apenas na semana do estudante.  Proponho que aconteça, por exemplo, campeonatos de jogos de baralho, como bisca, jogos online, como por exemplo fifa, free fire ou cod e também alguns esportes que não detêm maior participação na nossa sociedade, como futebol 7 ou basquete. Poderá ser executado da seguinte maneira: serão escolhidos 4 dias seguidos, e nessa semana cada dia poderá ter uma atividade. Ao fim, os vencedores ganharão premiação.

VEREADORA ESTUDANTIL: Luiza Trevisan (AVAEC)
INDICAÇÃO: Solicito ao Poder Executivo para que através de seu órgão competente, estude a possibilidade de implementação de feiras culturais, um domingo por mês, na Rua Júlio de Castilhos.
JUSTIFICATIVA: O objetivo dessa implementação é valorizar a revitalização da Rua, onde a comunidade poderá expor artesanatos, produtos da agroindústria da região, promovendo ações da economia solidária e criativa, brechós, shows culturais entre outros.

VEREADORA ESTUDANTIL: Isadora Koste Telles (EMEF Felipe dos Santos)
INDICAÇÃO: Solicito ao Poder Executivo para que através de seu órgão competente, estude a possibilidade de oferecer acompanhamento psicológico para alunos com transtornos mentais nas instituições de ensino de Veranópolis.
JUSTIFICATIVA: O programa promoveria palestras sobre saúde mental, com o objetivo de conscientizar os jovens, auxiliá-los e prevenir situações ou doenças mais graves.

VEREADOR ESTUDANTIL: João Felipe Robatitini Ransan (EMEF Irmã Joana Aimé)
INDICAÇÃO: Solicito ao Poder Executivo para que através de seu órgão competente, estude a possibilidade de promover um concurso de textos sobre pontos turísticos: criar um roteiro turístico urbano e rural anual, que atinja os alunos do ensino fundamental II (pode ser uma turma apenas).
JUSTIFICATIVA: O objetivo desta proposta é aprofundar os conhecimentos dos locais visitados e da história do município. Após, com os conhecimentos obtidos, realizar um concurso literário entre as escolas, envolvendo os alunos das turmas participantes.

 

Texto: Larissa Macena |Tua Rádio Veranense
Supervisão: Ana Júlia Griguol | Tua Rádio Veranense

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais