Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

​“Vamos voltar de forma gradativa e com segurança” afirma secretária sobre volta às aulas em Veranópolis

por Ana Júlia Griguol

Conforme estrutura de cada escola, a retomada ocorrerá de forma presencial ou em modelo híbrido

Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (07), durante entrevista na Tua Rádio Veranense, a Secretária de Educação, Esporte, Lazer e Juventude de Veranópolis, Izabel Cristina Durli Menin, afirmou que a Rede Municipal de Ensino, após pesquisas, reuniões e planejamento junto com os professores, definiu o retorno das aulas de forma presencial e gradativa a partir de fevereiro.

Conforme Izabel, a equipe primou por dois aspectos durante todo o planejamento e organização: aulas preferencialmente presenciais, de acordo com a disponibilidade e interesse dos pais, bem como, a permanência e constante qualificação do ensino híbrido.  Desde 2020, além da aquisição de EPI’s e reestruturação dos espaços, a Secretaria de Educação estuda todas as possibilidades de retomada das aulas aliadas à segurança dos alunos e seus familiares. A secretária afirmou que o planejamento foi desenvolvido conforme as características próprias de cada escola, buscando atender todas as exigências previstas no Modelo de Distanciamento Controlado e demais protocolos de segurança.

“Frente a um estado pandêmico, como estamos vivendo, nós tivemos que nos reestruturar. Enquanto rede de ensino, nós não podemos pensar em um universo individual, nós devemos pensar em um universo coletivo.  Dentro de um universo coletivo eu tenho 2600 ideias, que é o que compõem hoje nossa comunidade escolar, mas temos que ter como horizonte uma volta gradativa, com segurança, pensando nas necessidades do coletivo” destaca Izabel.

Conforme o planejamento e dentro das características próprias de cada educandário, foi organizado o retorno às aulas e, desta forma, algumas terão retorno presencial, com distribuição de salas e aulas simultâneas por meio de equipamentos tecnológicos e, outras, pela limitação de estrutura física, terão ensino híbrido, o qual mescla aulas presenciais com aulas remotas.

Sendo assim, Izabel divulgou o cronograma de início do ano letivo e, destacou que o transporte escolar será disponibilizado apenas para os alunos com 4 anos ou mais. A secretária informou que, em virtude da proximidade entre alunos e acompanhantes, não haverá transporte para crianças de 0 a 3 anos. 

Confira o cronograma de volta às aulas:

  • Educação Infantil – Início em 03/02 para os professores e 08/02 para os alunos

> 0 a 3 anos: retorna presencialmente, sem disponibilidade de transporte inicialmente, em função da proximidade.

> A partir dos 4 anos: retorna presencialmente e com disponibilidade de transporte.  

  • Ensino Fundamental - Início em 17/02 para os professores e 22/02 para os alunos

> 1º ao 5º ano: retorno com aulas presenciais e simultâneas, aproveitando todos os espaços físicos disponíveis na escola.

> 6 ao 9° ano: retorno com aulas presenciais e simultâneas, com distribuição dos alunos em diversas salas. Quando a estrutura física da escola não atende as exigências previstas nos protocolos, o ensino será ofertado de forma híbrido.

Quando questionada sobre a segurança dos alunos e familiares, a secretária destaca o trabalho de organização e responsabilidade desenvolvido pela equipe. “A partir do momento que o aluno pisa no espaço escola, é nossa responsabilidade tudo que acontece nesse ambiente. Voltar por voltar, ou voltar de qualquer forma, compromete realmente a qualidade do trabalho que está sendo feito. Quando se fala em retorno presencial, é um retorno que a gente pode dizer para os pais, que ele é de forma segura. Tudo foi pensado, amplamente discutido, dialogado com os próprios pais e organizado” ressalta Izabel.

Ainda, a responsável pela Rede Municipal de Ensino, afirmou que, a partir de março deste ano, conforme cada nível, quinzenalmente haverá aulas aos sábados, com disciplinas como português e matemática. Atualmente, o Município de Veranópolis conta com 2600 alunos, 4 escolas de educação infantil e 6 escolas de ensino fundamental.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais